Connect with us

Geminiano

GEMINIANO | Comunidade situada a 50 km da sede ganha Unidade Básica de Saúde

Publicado

em

Descentralizar os serviços de Saúde e aproximá-los da população, oferecendo cuidados no lugar onde vivem. Esse tem sido o objetivo do Governo Municipal de Geminiano, que na noite desta quarta-feira, dia 1º de julho, entregou mais uma Unidade Básica de Saúde, desta vez, no Assentamento Bem-Ti-Vi, que vai beneficiar a cerca de 60 famílias.

A comunidade rural está a cerca de 50 km da sede do município, sendo uma das mais distantes, o que dificultava à população ter acesso aos serviços da Rede de Atenção Básica à Saúde.

Agora, na UBS Francisco João de Carvalho (João Soldado), como foi denominada, serão ofertados diversos serviços. Na cerimônia de inauguração, foi divulgado o cronograma semanal de atendimento, sendo atendimento odontológico na segunda e sexta-feira, de enfermagem na terça-feira, atendimento médico na quarta-feira, psicologia e fisioterapia na quinta-feira, além dos serviços técnicos de enfermagem durante toda a semana.

A UBS foi construída e equipada com recursos próprios do município e tem arquitetura moderna, conforme preconiza do Ministério da Saúde, com condições para acolher bem os profissionais da Saúde e os usuários dos serviços. O espaço dispõe de recepção, banheiros masculino e feminino, farmácia básica, pronto atendimento, três consultórios, um destes, com gabinete odontológico, além de um depósito.

A cerimônia de inauguração contou com a participação do prefeito Erculano Carvalho, do secretário de Saúde, Francisco Wesley, do ex-secretário da pasta, José Genival, o GG, além de vereadores, outros secretários municipais, profissionais da Saúde e moradores da comunidade.

Na oportunidade, foram seguidas as recomendações dos órgãos de Saúde na prevenção ao coronavírus, quanto ao distanciamento, uso de máscaras facial e do álcool gel. Logo após corte da fita inaugural, a comunidade foi convidada a conhecer o novo espaço, tendo o controle na entrada de pessoas.

Publicidade

O prefeito Erculano falou da alegria de entregar mais uma UBS em sua gestão. Com mais essa, somam em 11 as Unidades já construídas, equipadas e inauguradas.

“É um momento de grande alegria em poder estar entregando essa importante obra, principalmente, por ser na área da Saúde, diante desse momento tão difícil que a gente tá vivendo, por causa dessa pandemia. Além do mais, essa é a primeira obra pública feita pela Prefeitura Municipal nessa comunidade desde a emancipação. A nossa gestão foi a primeira a olhar com bons olhos para essa gente. Então, a gente parabeniza a população e pede que zelem e façam bom uso dessa grande obra”, disse.

O líder político GG, que esteve até os primeiros meses do ano à frente da Secretaria de Saúde, falou da alegria de poder estar participando da inauguração. “É com alegria que hoje participo da entrega da 11º Unidade Básica de Saúde no município. Eu participei e acompanhei de perto o andamento desse projeto, e hoje tenho a alegria de ver sendo entregue a essa população que tanto precisava”, disse.

Ele salientou a facilidade que a UBS vai oferecer para os moradores. “Pra chegar ao Geminiano, era preciso pegar até dois tipos de transporte. Alguns tinham que ir a Picos, e depois pra Geminiano. Agora o serviço está aqui, na porta de casa. A gente fez isso pensando justamente no bem estar, na comodidade das famílias, achamos por bem construir essa UBS para que a população não precise se deslocar até a cidade”, pontuou.

Com a nova UBS, o município avança no setor da Saúde, não somente no atendimento, mas na prevenção aos agravos, inclusive, em relação a pandemia do novo coronavírus, considerando que os moradores não terão que sair da comunidade onde vivem para outros centro de Saúde que possuem um maior fluxo de pessoas e, consequentemente, possam oferecer maior risco de contágio.

Publicidade

A irmã Tereza Luz, filha do homenageado, falou da alegria de receber a obra e ter o nome do seu pai, um dos fundadores da comunidade, agora eternizado. “Eu acompanhei a luto do meu pai desde 1998, quando chegou aqui, e desde então lutou para buscar melhorias para essa localidade, e um dos seus maiores sonhos, era um posto de saúde. E hoje a gente fica imensamente feliz em ver essa obra sendo inaugurada, e ainda, levando o nome dele”, disse.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS