Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Golpe em fila de banco lidera crimes contra idosos no Piauí; 500 casos em 2016

Publicado

em

Levantamento da Delegacia do Idoso revelou que 500 idosos foram vítimas de golpes financeiros no Piauí em 2016. No Estado, os crimes mais frequentes acontecem na fila de autoatendimento, por meio de ligações falsas e bilhete premiado e a conhecida ‘saidinha de banco’.

“O mais frequente é o terminal de autoatendimento. Na delegacia chegam casos diários deste tipo de crime”, alertou Daniela Barros, delegada de segurança e proteção ao idoso.

Em entrevista ao Notícia da Manhã, a titular da Especializada repassou orientações importantes para evitar a ação dos criminosos.

“O idoso tem que ter o cuidado de não aceitar a ajuda de terceiros. Esse crime, geralmente, acontece porque o idoso chega ao banco e não sabe usar o terminal de autoatendimento com segurança. Assim, acaba pedindo ajuda de quem está próximo. Sabendo disso, pessoas mal intencionadas ficam dentro das agências esperando idosos que buscam ajuda para aplicar o golpe”, alerta Barros.

A delegada frisa que os criminosos se utilizam de várias técnicas para cometer o crime.

Publicidade

“O criminoso finge que está ajudando, diz que a vítima errou a tecla ou que o cartão ficou preso na máquina, por exemplo. Nesse momento, ele se aproxima da vítima, vê a senha e em seguida, trocar o cartão. Tudo é muito rápido. Parece mágica”, ressalta.

Daniela Barros orienta ainda que os idosos não devem confiar, nem mesmo, em quem se apresenta com a farda da instituição bancária.

“Às vezes, o criminoso aparece fardado fora do horário do expediente e o idoso não está atento que aquele horário não é de expediente. Outras vezes, o suspeito chega com uma camisa parecida com a farda do banco para engar a vítima. Se tiver dificuldade, o idoso tem que ir ao interior do banco e falar com o gerente”, alerta a delegada da Especializada.

Denúncias podem ser repassadas através do (86) 3216 5251 ou na sede da Delegacia do Idoso, situada no Centro de Teresina.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Foto: Ricardo Amanajás

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS