Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Governador quer tirar 200 mil da faixa de analfabetismo até 2020 no Piauí

Publicado

em

Com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em Educação com nota de 0,697 em 2017, o governador do Piauí quer chegar a nota 0,7 em 2020, considerada de alto desenvolvimento. Para chegar a esse resultado, o governador Wellington Dias (PT) assinala ter como meta retirar 200 mil pessoas do analfabetismo.

Em entrevista à TV Cidade Verde nesta segunda-feira (22), Wellington Dias, aponta que os 16% da população ainda é analfabeta, é uma das prioridades na área educacional. O estado possui hoje cerca de 407 mil pessoas nessa situação. “Se conseguirmos tirar 200 mil pessoas dessa situação, vamos reduzir para pouco mais de 7% de pessoas não escolarizadas”, sugere Dias.

Para explicar os avanços dos índices educacionais do Piauí, o governador aponta para o crescimento do Ensino Médio. “Saímos de 145 escolas de ensino médio, normalmente em cidades maiores, e chegamos a essa rede com 670 escolas públicas. Chegamos a educação profissionalizante em todos os municípios”. Com o aumento do número de escolas, o estado saiu de 400 mil pessoas com o ensino Médio para mais de 1,5 milhão.

A meta do governo também é estender o período de formação educacional.“Ampliar para mais pessoas se aproximarem de 10 a 12 anos de escolaridade, com um emprego”, revela.

Atualmente, os índices nacionais apontam que 97% dos alunos piauienses estão matriculados e assíduos. O governo pretende não deixar as taxas de abandono e repetência crescerem. Segundo Wellington, o governo tem buscado parcerias com instituições como Unibanco, Fundação Lemann e FGV.  O objetivo é combater deficiências em disciplinas base como Português e Matemática.

Publicidade

Educação em Tempo Integral

O formato de educação integral e profissionalizante é um dos carros chefe do programa de governo de Wellington Dias. Segundo ele, o Piauí desenha um novo molde de tempo integral que é piloto no Brasil.

A ideia, trabalhada com o Ministério da Educação e pactuada com o Conselho Estadual, pretende ofertar tempo integral nas escolas estaduais sem reduzir o número de vagas. Espaços como bibliotecas, quadras de esporte e cine teatros seriam reforçados como ambientes de atividades complementares. “Se eu tenho isso, tenho espaço para reforço escolar, ensino de língua espanhola e inglesa, espaço para profissionalização”.

Com a profissionalização, o governador afirma investir em uma população com mais autonomia  na carreira. “Formar não só para ser empregado, mas para empreender, ser empreendedor”

Dias ainda pontuou o percentual baixo de participação da União no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). O estado contribui com 60% dos recursos, 30 % advindos dos municípios e 10% da União. “Estamos queremos colocar o fundo social da área de gás e petróleo para este objetivo”, informou Dias sobre o aumento de contribuição da União para 20%.

Publicidade

Educação Superior

Atualmente 182 municípios possuem centros de formação em ensino superior. A promessa do governo é instalar novos polos em 42 municípios até o final de 2019.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS