Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

“Há diversas metodologias de testagem, por isso as pessoas confundem”, diz secretário de Saúde de Picos

Publicado

em

Muitas pessoas não acreditam na eficácia dos testes laboratoriais e rápidos – especialmente destes – para o coronavírus. “Fulano fez o rápido e deu negativo, aí fez o particular e deu positivo” ou “Esses testes da ‘China’ não servem para nada” são duas das frases mais comuns de se ouvir quando se menciona a testagem para a doença.

Segundo o secretário de saúde de Picos, Dr. Júnior Santos, o resultado de um teste depende muito da metodologia que é empregada nele, pois existem diversos tipos de teste elaborados pelas mais diferentes empresas laboratoriais.

“Cada teste é um teste e existem diversos tipos. Tem laboratório que utiliza uma metodologia, outro utiliza outra. Tem o teste feito para fase aguda, tem o que é feito na fase crônica, cada teste tem uma metodologia diferente. E é isso o que, às vezes, confunde a cabeça da população”, disse o secretário.

Dr. Júnior Santos explicou como funcionam alguns testes para detectar a doença.

Dr. Júnior Santos

“Às vezes você vai fazer um teste rápido desse comum e ele vai dosar o anticorpo, que é produzido pelo contato com o vírus. Então esses anticorpos são produzidos em torno de 7 a 8 dias após o contato com o vírus. Se a pessoa fizer antes, não vai dar. Às vezes se ela fizer até um dia depois do dia que fez, vai dar positivo. E se fizer em outra metodologia, que vai dosar o antígeno, que é o próprio vírus, ai já pode dar positivo no início. Então é isso aí o que confunde a cabeça da população”, explicou.

Publicidade

O secretário de Saúde afirmou que todos os testes têm sua importância, cada um dentro de sua fase, e que é preciso sanar qualquer dúvida com o médico que atende aos pacientes.

“Os médicos que atendem o paciente, sabem perfeitamente de tudo o que falei e sabem explicar ao paciente quando este tem a dúvida, mas as pessoas se confundem e interpretam da maneira delas, sem conhecimento de causa”, concluiu.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS