Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

HGV será o hospital mais afetado com a paralisação de 750 médicos no Piauí

Publicado

em

Pelo menos 750 médicos estaduais paralisarão atendimentos em todo o Piauí durante a próxima segunda-feira (27/05). O protesto se estende na terça (28/05) e quarta-feira (29/05). Segundo a assessoria do Sindicato do Médicos do Piauí (Simepi) ao OitoMeia, a categoria não chegou a se reunir com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) para discutir as reivindicações.

Em nota, o sindicato afirmou que a Sesapi divulgou que iria sentar para conversar com a categoria desde o primeiro movimento. O Simepi destacou que se colocou à disposição para uma reunião, mas não houve partida da equipe de Governo. No momento, a categoria aguarda abertura do diálogo.

Durante os três dias, apenas 500 dos 1.250 médicos que realizam atendimentos no Piauí, estarão em serviço. Na data, serão suspensas a realização de consultas e cirurgias, salvo casos de urgência e emergência. Em Teresina, o principal afetado é o HGV.

ENTENDA COMO FICAM CONSULTAS NO HGV DURANTE PARALISAÇÃO

Hospital Getúlio Vargas (Foto: Reprodução Google Maps)

A direção do hospital informou que as consultas médicas ambulatoriais foram reagendadas automaticamente para outras datas, de acordo com a disponibilidade de cada profissional. O atendimento normal permanece apenas para fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, nutrição e odontologia.

A diretora do ambulatório, Maria Hilda Neiva, informa que cada paciente deve procurar o setor, após o dia 27 de maio, para saber novamente a data do reagendamento. Os pacientes que residem em outros municípios  podem ligar para o número 3221-3040, ramal 129, para saber a nova data de sua consulta.

MÉDICOS DENUNCIAM VIOLÊNCIA E PRECARIZAÇÃO NA SAÚDE

Médicos reivindicam melhorias e paralisam durante três dias no Piauí (Foto: Divulgação)

Entre as denúncias destacadas pelos médicos, estão o aumento no número de mortes de pacientes e agressão física à funcionários. De acordo com o Simepi, a paralisação é uma resposta a falta de conversação com o Governo do Estado. As pautas reivindicadas pela categoria são:

  • progressões;
  • correção da insalubridade;
  • busca de condições dignas de trabalho;
  • realização de concurso público;
  • piso segundo a Federação Nacional dos Médicos (Fenam).

O QUE A SESAPI DIZ

Procurada pelo OitoMeia, a Sesapi informou, por meio da da assessoria de imprensa, ter sido notificada da paralisação que terá duração de 72h. A pasta ainda destacou que segue firme no compromisso de diálogo com a categoria.

Veja a nota na integra

O Governo do Estado informa que devido à paralisação dos médicos da rede pública estadual de saúde, nos dias 27, 28 e 29 de maio, consultas e cirurgias eletivas sofrerão descontinuidade, mas os atendimentos de urgência e emergência estão garantidos, assim como as demais especialidades.

Publicidade

As novas datas dos atendimentos serão reprogramadas automaticamente no sistema.

Segue firme o nosso compromisso de diálogo com a categoria para que os piauienses que necessitem de serviços médicos nesses dias não sejam prejudicados, assim como é firme o compromisso com a vida humana e a qualidade da saúde oferecida ao povo do Piauí.

oito meia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS