Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Hospitais privados têm mais de 80% dos leitos de UTI ocupados

Publicado

em

Os hospitais da rede privada de Teresina, que atendem pacientes com coronavírus, estão com os leitos  das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) com mais de 80% de ocupação.  As informações constam em boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), divulgado na noite dessa quarta-feira (3).

A situação mais crítica é no Hospital Unimed. Lá, segundo os dados da Sesapi, dos 20 leitos exclusivos para Covid-19, 19 estão ocupados. O que representa uma taxa de ocupação de 95%.

No Hospital São Marcos a lotação nas chamadas UTIs Covid-19 é de 85%. Das 20 vagas, 17 estão com pacientes.

O  Prontomed tem taxa de ocupação é de 83,3%. Já nos leitos contratados pelo Governo do Estado  no hospital a lotação de é 70%.

No Hospital São Paulo a situação é um pouco melhor. Lá, ocupação dos leitos de UTI para casos de Covid-19 é de 50%.

Publicidade

Ainda de acordo com os dados divulgados pela Sesapi, a situação da rede hospitalar pública também é preocupante. O Hospital Getúlio Vargas, o maior do Estado, chegou ontem à capacidade máxima na ocupação da UTI Covid. Hoje (4) novos leitos foram abertos.

No Hospital de Urgência de Teresina (HUT) todas 26 vagas de terapia intensiva disponíveis  também estão ocupadas. A situação é parecida com a do Hospital Universitário da UFPI, onde em 93% das UTI tem pacientes internados.  O HU chegou ontem no limite de  ocupação de leitos clínicos.

Na Maternidade Dona Evangelina Rosa dos 10 leitos de UTI para Covid, 7 estão ocupados.

Melhora

O Hospital referência para tratar casos Covid-19, Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, a ocupação nas UTI é de 33%. No Hospital Infantil Lucídio Portela, que já teve lotação quase máxima, segundo a Sesapi, até ontem estava com todas vagas disponíveis, um total de 5.

Publicidade

Chama atenção também que n Hospital Infantil dos 11 leitos clínicos disponíveis, apenas 2 estão ocupados.

Dados geral

O Boletim da Sesapi mostra que dos 195 leitos de UTI para Covid-19  em Teresina, apenas 61 estão livres. Já no interior do Estado, do total de 86, 34 estão disponíveis.

Em porcentagem, a taxa de ocupação dos leitos de UTI em todo Piauí no setor público é de 60,4%. Já nos hospitais da rede privada é 79,8%.

Apesar do crescimento da ocupação, o presidente do Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Estado do Piauí- Sindihospi, Jefferson Campelo, acredita que a situação está controlada.

Publicidade

“Cresceu um poucos no últimos 15 dias, mas a situação está sob controle. Chegaram 170 respiradores e os gestores estão empenhados em abrir mais leitos de UTI”, avalia  Jefferson Campelo, que informa ainda que os equipamentos estão em fase de teste.

Ontem o Piauí chegou à marca de 6064 casos confirmados de Covid-19 e 202 óbitos.

Izabella Pimentel
cidadeverde.com 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS