Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Idosos do grupo Reviver de Santo Antônio de Lisboa participam da Capoterapia Itinerante; veja fotos

Publicado

em

Idosos do Grupo Reviver da cidade de Santo Antônio de Lisboa participaram da Capoterapia Itinerante na manhã desta quarta-feira, 27 de janeiro.

A ação foi desenvolvida por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social com total apoio da Prefeitura de Santo Antônio de Lisboa na gestão “O Trabalho Continua” do prefeito Dr. Karlos Leal, o Dr. do Karlão.

Para iniciar as atividades, os profissionais se reuniram para o momento de oração e agradecimentos pelo dom da vida.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Kelvane Leal, a capoterapia itinerante marca a primeira ação da gestão devido as restrições impostas pelo período de pandemia do novo coronavirus que proíbe aglomerações.

“Essa é a primeira ação do ano com o Grupo Reviver de Santo Antônio de Lisboa. Estamos fazendo a ação itinerante por conta do período de pandemia devido a proibição de aglomerações. Chamamos um profissional de Educação Física especialista em capoterapia onde fomos na casa dos idosos que frequentam o grupo. É um grupo que na realidade foi mais atingido por conta da pandemia por ser mais vulnerável”, destacou.

“Fizemos a entrega de mascaras e álcool em gel para reforçar as medidas preventivas contra a covid-19. O nosso sentimento é de gratidão por podermos oferecer isso para comunidade e o espírito de cooperação que nos envolve e entusiasma toda a equipe”, enfatizou Kelvane Leal.

Publicidade

A Capoterapia é trabalhada pelo professor de Educação Física, Denis Costa, que desenvolve a atividade há aproximadamente 10 anos. Ele explica que a atividade teve que se reinventar durante a pandemia onde foi criada a capotarapia itinerante e com isso o capoterapeuta vai até a casa do idoso fazer a atividade na porta da residência mantendo as recomendações como distanciamento, uso máscaras, álcool em gel, todos os EPI´s devidamente específicos para a prática.

Denis Costa ressaltou que a aceitação das pessoas, principalmente os idosos é muito positiva. “A aceitação das pessoas, principalmente o idoso que ficou muito vulnerável durante a pandemia, é muito positiva. A gente tem conseguido romper barreiras porque aquele idoso que estava um pouco angustiado, com depressão, nós levamos paz e alegria através de coisas bem simples com a musicalidade e movimentação e, assim, eles poderem fazer até mesmo em casa depois. A capoterapia que era feito em grupo, hoje se tornou itinerante para atender o idoso na porta da casa”, enfatizou.

A capoterapia é um exercício espontâneo bem adaptado para o idoso que obedece as capacidades físicas de cada um respeitando amplitude e o condicionamento. “O que a gente ver de melhor é que tem o envolvimento da própria família, ou seja, a família se envolve porque presencia o idoso bem assistido. O município de Santo Antônio de Lisboa está recebendo pela primeira vez e a aceitação é muito positiva”, explicou como é desenvolvida a prática de Capoterapia Itinerante, o professor Denis Costa.

Idosa do grupo Reviver, Joana de 78 anos, disse que as ações são boas e trazem alegria.

“Traz alegria e animação. Estamos vivendo um período difícil e precisamos de alegria, glória e paz na cidade. É bom demais. Acho muito bom. Essa é a primeira vez que estou participando”, revelou Joana.

Noêmia que integra o grupo e tem 73 anos, declarou que a ação traz muito alegria e boas recordações da juventude.

Publicidade

“É muito bonito. Faz recordar do tempo que a gente era nova e traz animação, alegria”, declarou a idosa do grupo Reviver do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Municipal de Assistência Social de Santo Antônio de Lisboa.

Na região de Picos são mais de 15 municípios que adotaram a atividade da Capoterapia Itinerante.

Na ação desta manhã em Santo Antônio de Lisboa, participaram além do professor Denis Costa e Jaine Meneses, as profissionais: secretária de Assistência Social, Kelvane Leal; a psicóloga Lívia Carvalho; as assistentes sociais Márcia Batista e Michelly Sousa.

Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS