Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Inep publica edital do Enem; inscrições começam dia 30 de junho

Publicado

em

Foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (2) o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. As provas serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro e terão versões impressa e digital.

As inscrições devem ser feitas pelo site do Inep. A taxa é de R$ 85.

Conforme o edital, será proibida a entrada de participantes no local de prova sem a máscara de proteção à covid-19. É obrigatório o uso do acessório também durante os exames.

No primeiro dia do Enem, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No segundo, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Veja as principais datas:

  • Inscrições: de 30 de junho a 14 de julho
  • Pagamento da inscrição: até 19 de julho
  • Pedido de atendimento especializado: 30 de junho a 14 de julho
  • Pedido de tratamento pelo nome social: de 19 a 23 de julho

Conforme o edital, a aplicação do Enem 2021 seguirá os seguintes horários:

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30min
  • Término das provas no 1º dia: 19h
  • Término das provas no 2º dia: 18h30min

Acesse o edital completo do Enem 2021 – impresso

Acesse o edital completo do Enem 2021 – digital

Nas últimas semanas, a realização do Enem 2021 virou alvo de dúvidas. O edital do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pelo exame, necessário para que todos os processos comecem, normalmente sai em março — e as inscrições começam em maio.

No dia 13 de maio, o jornal O Estado de S. Paulo revelou que o próprio ministro da Educação, Milton Ribeiro, mandou ofício ao colega da Economia, Paulo Guedes, dizendo que não havia orçamento no MEC para fazer a prova. O custo do Enem 2021 foi estimado em R$ 700 milhões.

Publicidade

Para servidores, o prazo também estava cada vez mais curto. A preocupação era que, se as inscrições não fossem abertas até o início de junho, não haveria tempo para elaboração, impressão, distribuição e logística da prova — para serem feitos com segurança, os processos duram 170 dias.

 

Fonte:  Gaucha zh

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS