Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Insuficiência de leitos de UTI pelo SUS no PI é tema de fórum

Publicado

em

A insuficiência de leitos de UTI pelo SUS no Piauí foi alvo de críticas do Conselho Regional de Medicina. Segundo o CRM, o Estado conta hoje com apenas 191 leitos para atender todas as demandas. Os dados foram apresentados durante o Fórum Interinstitucional Permanente de Saúde Pública do Estado do Piauí, na noite desta quarta-feira (25).

O CRM contabiliza 121 leitos pelo SUS em Teresina nos principais hospitais públicos e Parnaíba, Piripiri, Floriano e Picos, somadas tem outros 70 leitos. A problemática foi debatida no encontro que contou com autoridades e gestores em saúde na sede do CRM.

Na reunião foram debatidas ainda denúncias sobre a situação da UTI do Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano. Os relatos são de falta de estrutura e, principalmente, falta de intensivistas para atender os pacientes. Médicos intensivistas do HILP, em Teresina, enviaram documento para o CRM-PI, com o temor de aposentadorias previstas e nenhuma previsão de concurso público. No HILP, três intensivistas pediátricos deverão se aposentar em breve e, além disso, descrevem falta de diaristas no período da tarde e falta de responsáveis técnicos no setor. Eles também afirmam que estão trabalhando com leitos bloqueados (Sem condições de internar pacientes) por falta de itens básicos, como monitores multiparamétricos, ambu e equipo de bomba para ministrar medicações.

O Superintendente de Assistência à Saúde, médico Alderico Tavares, informou que em Floriano, o HRTN teve a situação contornada, temporariamente, evitando o bloqueio de leitos de UTI e que o governo irá realizar concurso para médicos neonatologistas e cirurgiões pediátricos para o interior, no sentido de desafogar a superlotação em Teresina.

A insuficiência também é alarmante nas UTIs infantis, especialmente UTIs neonatais. Na reunião ficou estabelecida a elaboração de um plano para ampliação da oferta desses leitos, o que os representantes do Governo do Estado e Fundação Hospitalar se prontificaram a apresentar.

Publicidade

Também ficou estabelecida a ampliação da telemedicina nos hospitais regionais e cursos permanentes de capacitação para as equipes que atuam em UTIs, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas. O HGV, representado na reunião pela diretoria Clara Leal, terá em breve mais 20 leitos de UTI, o que melhorará a situação do hospital, que realiza cirurgias de média e alta complexidade.

Também ficou decidida a criação de um grupo de trabalho com especialistas para estruturar as UTIs do Piauí, com sugestão de recursos humanos e equipamentos apropriados, evitando desperdícios e melhorando o trabalho das equipes. A Defensoria Pública do Piauí, representada pelo defensor Igo Sampaio, sugeriu um estudo melhor dos pacientes crônicos que estão há muitos meses e até anos internados, sem possibilidade de alta em leitos de UTI, como forma de estudar alternativas para remoção para enfermarias especializadas ou UTIs sem intensivas.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS