Connect with us

Alagoinha do Piauí

Jorismar e Cícero lideram com 55,33% das intenções de voto em Alagoinha do Piauí

Publicado

em

Uma pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Estimativa em Alagoinha do Piauí no último dia 06 de novembro, revela que os candidatos à reeleição, Jorismar Rocha e Cícero Alberto, aparecem em primeiro lugar com 55,33% das intenções de voto. Ambos disputam os cargos de prefeito e vice, pelo Partido dos Trabalhadores.

Os candidatos de oposição, Dr. Pedro Otacílio (PP) e Josivaldo da Castanha (PSD), estão em segundo lugar com apenas 39,67%.  No levantamento sobre intenções de voto, os eleitores que não sabem ou não opinam somam 3,33%. Nenhum, branco e nulo somam 1,67%.

 

O resultado foi divulgado nesta sexta-feira, 13 de novembro.

O Instituto Estimativa consultou, além das intenções de votos dos entrevistados, os níveis de aprovação e rejeição dos candidatos a prefeito. Trabalhou também com as intenções referentes a mudança nos votos do eleitorado e fez uma avaliação da gestão municipal. Ainda nas entrevistas de forma espontânea indagou aos eleitores, independente de intenção de voto, em quem acreditariam vencer as eleições deste ano.

Avaliação da gestão

Publicidade

A gestão do prefeito Jorismar Rocha foi avaliada com 65,67% de aprovação pelos entrevistados. Somente 31% diz não aprovar. Os eleitores que não sabem ou não opinam somam 3,33%.

Nível de rejeição

A pesquisa também avaliou o nível de rejeição dos candidatos. Em primeiro lugar com maior número de rejeição está Dr. Pedro Otacílio com 56,33%. O candidato do PT, Jorismar Rocha tem 35% de rejeição. O número de eleitores que não sabem ou não opinam soma 7,67%. Branco e nulo registra 1%.

Possibilidades de mudanças nos votos do eleitorado

Na pesquisa estimulada quando foram indagados se poderiam mudar de opinião, ou seja, se mudariam de candidatos, 95% dos entrevistados responderam que não mudam o voto. 3,33% disseram que mudariam e 1% não sabem e não opinam.

Publicidade

Espontânea

Na pesquisa espontânea, quando perguntados quem será o próximo prefeito em Alagoinha, 57% dos eleitores responderam Jorismar Rocha. No mesmo quesito, Dr. Pedro Otacílio, na opinião dos entrevistados, tem o menor percentual de chances com 38,33. Os que não sabem e não opinam corresponde a 4,67%.

A pesquisa consultou 300 eleitores com 16 anos de idade ou mais residentes na zona urbana e zona rural. O índice de confiança da pesquisa registrada no TSE com número PI-08332/2020 é de 95%. A margem de erro para mais ou menos é de 5,7%.

O Instituto Estimativa apresentou os dados gerais, e, destacou separadamente abaixo os resultados das amostras coletadas na zona urbana e na zona rural de Alagoinha. Os critérios adotados nessa etapa são: aprovação da gestão; intenções de voto; rejeição; mudança ou não de intenção de voto, e, independentemente de intenção de voto quais as chances de conquista do Paço Municipal.

Pesquisa na Zona Urbana

Publicidade

Na zona urbana o nível de aprovação da gestão do prefeito Jorismar é de 70,64% conforme mostra o quadro abaixo. Somente 24,77% não aprovam a gestão. O público que não sabe ou não opina soma 4,59%.

     

Em relação a intenções de voto, na pesquisa estimulada, Jorismar Rocha, lidera com 55,96%. O candidato de oposição aparece com 39,45%. Não sabe e não opina soma 3,67. Nenhum, nulo e branco registra 0,92%.

Quando levantado o critério de rejeição na zona urbana, a pesquisa estimulada revela que 54,13% rejeitam e não votariam no candidato Dr. Pedro Otacílio. Já em relação ao candidato Jorismar Rocha, 34,86% declaram que não dariam voto. Os eleitores que não sabem ou não opinam registram o percentual de 10,09%. Nenhum, nulo e branco soma 0,92%.

O Instituto adotou também o método de perguntas sobre mudança ou não do voto. Nesse critério 93,58% disseram que não mudam de intenção de voto. Apenas 5,50% declaram que podem mudar. Os que não sabem ou não opinam soma 0,92%.

Na opinião dos eleitores entrevistados, independente de intenção de voto, de acordo com dados do Estimativa, 54,13% acreditam que Jorismar Rocha será reeleito prefeito de Alagoinha do Piauí. Já, 38,53 creem que Dr. Pedro Otacílio vencerá nas eleições deste ano. 7,54% não sabe ou não opinam.

Publicidade

Pesquisa na Zona Rural

Nas comunidades da zona rural a aprovação da administração do prefeito Jorismar é de 62,83%. Os que não aprovam o percentual é de 34,55%. Apenas 2,62 não sabem ou não opinam.

Quando indagados “Se as eleições fossem hoje em quem o senhor votaria para prefeito?” 54,97% declaram que votariam em Jorismar Rocha. O candidato Pedro Otacílio aparece com 39,79% da preferência na zona rural. Não sabem ou não opinam somam 3,14%. Nenhum, nulo e branco totaliza 2,09%.

Na entrevista, quando feita a pergunta estimulada “Desses candidatos em quem o senhor não votaria para prefeito?”, o candidato Pedro Otacílio lidera o nível de rejeição com 57,59%. Jorismar aparece na escala de rejeição com 35,08%. Os entrevistados que não sabem ou não opinam somam 6,28%. Nenhum, nulo e branco registra o percentual de 1,05%.

Com relação a opção de mudança de voto, 95,81% dos entrevistados declaram que não mudam o voto. Apenas 2.09% disseram sim e os que não sabem ou não opinam também somam o mesmo percentual com 2,09%.

Publicidade

Na pesquisa espontânea, independente da intenção de voto, o Instituto Estimativa constatou que 58,64% acreditam na reeleição de Jorismar Rocha e 38,22% creem que Dr. Pedro Otacílio seja eleito. Apenas 3,14% dos entrevistados não sabem ou não opinam.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS