Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Letalidade da Covid-19 cresceu, mas índice de transmissibilidade caiu no Piauí, diz relatório

Publicado

em

A taxa de letalidade da Covid-19 cresceu, mas o índice de transmissibilidade da doença caiu, pela segunda vez, no Piauí, segundo dados do relatório produzido pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), referente à semana epidemiológica composta pelo período de 14 a 20 de março.

De acordo com o relatório, a taxa de letalidade da Covid-19 no estado está em crescimento contínuo. O índice subiu de 2,5 para 2,6 no intervalo de uma semana. A Sesapi informou que o ideal é que a taxa esteja abaixo de 1.

A média móvel de mortes por Covid-19 cresceu 270% em três meses. Nesta terça-feira (23), há 165 pessoas na fila de espera por leitos, sendo 88 por de UTI e 77 por clínicos. Além da falta de leitos, o estado enfrenta ainda a escassez de profissionais capacitados para atuarem nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

A Sociedade de Terapia Intensiva do Piauí (Sotipi) enviou uma carta ao secretário estadual de saúde, Florentino Neto, alertando sobre a falta de intensivistas.

Conforme a entidade, quando são tomados os cuidados necessários nos leitos emergenciais e a equipe é especializada, a taxa de mortalidade varia entre 20 a 40%. Caso contrário, a taxa pode chegar a 80%.

Publicidade

Por outro lado, o também aponta que o número do índice de transmissibilidade ficou em 1,14, enquanto na semana anterior era de 1,33. Isso significa que cem pessoas infectadas estão transmitindo para outras 114 pessoas.

Segundo o órgão, a queda na transmissão foi ocasionada pelas medidas restritivas adotadas pelo Governo do Piauí nas últimas semanas.

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS