Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Mais de 280 mil pessoas são abastecidas por carro-pipa no Piauí

Publicado

em

Enfrentando uma estiagem que já dura cinco anos e com 127 cidades em estado de emergência, o Piauí tem 286 mil pessoas abastecidas de água por carros-pipa, segundo informou o ministério da Integração Nacional nesta quinta-feira (28).

“Destacamos ainda que só no Piauí, no mês de julho, mais de 286 mil pessoas foram atendidas pela Operação Carro-Pipa, totalizando o investimento de R$ 7,7 milhões em 75 municípios”, afirmou o ministério por meio de nota.

A região mais atingida é o Sul do Piauí onde já falta água para o consumo humano e animal. A secretaria de Defesa Civil do estado afirmou que as regiões mais castigadas pela estiagem são as de Picos, Paulistana e São Raimundo Nonato. Nelas, falta água para consumo das população até na zona urbana.

“O calor é intenso e as chuvas são poucas e espaçadas, causando problemas. Em algumas regiões tanto a zona rural quanto a zona urbana já estão com problemas no abastecimento de água. A agricultura também sobre, já que temos perda de até 50%” explicou o diretor de Defesa Civil do Estado, Expedito Cavalcante.

Já no mês de maio, em Regeneração, no Médio Parnaíba, os agricultores afirmam que a chuva faltou no momento mais importante da safra e estimaram pedras da ordem de 50% da safra.

Publicidade

Sobre as verbas para assistência aos estados atingidos pela seca, o ministério da Integração Nacional afirmou que existe uma medida provisória para liberação de R$ 787 milhões para todos a unidades da federação que precisam de ações emergenciais, incluindo o Piauí.

Atualmente o governo do estado reconheceu o estado de emergência em 127 do Piauí. Já a secretaria nacional de proteção de defesa civil, órgão vinculado ao ministério da integração nacional, reconheceu situação emergencial em 87 municípios.

G1

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS