Mais de 50% de ocupação de leitos Covid em Teresina são de pacientes do interior do Piauí
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 22/02/21

Mais de 50% de ocupação de leitos Covid em Teresina são de pacientes do interior do Piauí

Nesse domingo (21), integrantes dos Comitês de Operações Emergenciais (COE) municipal e estadual estiveram reunidos na sede da Fundação Municipal de Saúde (FMS), para discutirem medidas, devido a ocupação de leitos de UTI ter chegado a 93% em Teresina.

Apenas 44% dos leitos estavam ocupados por teresinenses, e 56% por pacientes oriundos do interior do Estado. Dos 113 totais, 105 estavam ocupados.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque destacou que algumas medidas já estão sendo tomadas e serão avaliadas pelo prefeito Dr. Pessoa.

“Houve uma discussão técnica integrada para uniformizarmos as decisões. Definimos que precisam ser tomadas algumas medidas para evitar demanda excessiva para o sistema de saúde. Teresina está com os leitos de UTI ocupados em sua maioria por pacientes do Norte do Estado, uma região que precisa tomar medidas imediatas. Então foram sugeridas algumas medidas, que serão avaliadas pelo prefeito Dr. Pessoa e pelo governador Wellington Dias. Eles, juntos, com suas orientações jurídicas e econômicas poderão juntar as informações técnicas das autoridades em saúde e tomar as decisões mais adequadas”, afirmou.

Gilberto ressalta ainda, que Teresina já aumentou a quantidade de leitos possíveis. “Nós já abrimos os leitos de UTI que poderíamos. Mesmo que a gente conseguisse abrir mais leitos de UTI, não existem medicamentos no mercado para se comprar. As indústrias não estão produzindo quantidade suficiente. Então, não temos outra alternativa a não ser sugerir algumas medidas que ajudem o sistema de saúde a suportar a demanda”, diz Albuquerque.

 

Fonte: Viagora

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

Após muitas reivindicações, prefeito de Jaicós comemora retomada das obras do ‘Luz para Todos’

“Foram muitas viagens a Teresina, reuniões e ofícios encaminhados, e com o apoio dos nossos deputados Júlio César e Georgiano, nós conseguimos a retomada do programa Luz para Todos no

NOTÍCIA DESTAQUE

Preso acusado de assassinar dono da Medley Academia no Piauí

Os policiais do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa – DHPP – prenderam o acusado de assassinar o empresário Macelo Henrique Amorim da Silva, dono da Medley Academia, durante

NOTÍCIA DESTAQUE

MPF é favorável à saída de Lula para ir a funeral do neto; governo do PR oferece avião para deslocamento

O Ministério Público Federal deu parecer favorável para a saída do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ir ao funeral do neto Arthur Lula da Silva, de 7 anos, que