Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Mais de 500 policiais vão reforçar segurança no Enem no Piauí

Publicado

em

Aconteceu, na manhã desta quinta-feira (01), reunião para apresentar à imprensa o plano de segurança que será aplicado nos dias de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A coletiva aconteceu no Centro Integrado de Comando e Controle Regional, montado na Secretaria de Segurança Pública do Piauí.

Segundo o plano, estarão disponíveis 512 agentes públicos, sendo um policial militar em cada ponto de aplicação de provas, viaturas extras e uma delegacia móvel.

Major Audivam Nunes, comandante do Centro Integrado no Estado, explicou como o plano vai funcionar: “No domingo, a operação vai começar às 6h, quando vamos estar monitorando todos os locais de provas. Em cada um, terá um PM que informará sobre qualquer ocorrência. Se for necessário, vamos utilizar a aeronave da Polícia Militar. Já a delegacia móvel será instalada no local de maior concentração de candidatos, próximo a Uespi ou UFPI, ainda estamos definindo”, afirmou.

O secretário estadual de Segurança, Rubens Pereira, disse que as provas do Enem já se encontram no Estado: “Estamos em sintonia como o Ministério de Educação. Esse plano já foi realizado anteriormente e a expectativa é que com toda essa logística integrada com outros órgãos, nós teremos sucesso. As provas, inclusive, já estão sob guarda e custódia do Exército em Teresina e em Picos”,

Participaram da reunião representantes de vários órgãos que atuarão no Enem como Exército, Correios, Equatorial, Strans, Corpo de Bombeiros, Fundação Getúlio Vargas (FGV), entre outros.

Publicidade

No Piauí, serão 311 locais de provas que serão aplicadas em 32 municípios. As provas serão realizadas nos dias 04 e 11 de novembro de 2018.

Energia

Foi apresentado também plano para ser executado caso haja falta de energia. Daniel Ângelo, coordenador de plantão da Equatorial/Cepisa, informou que haverá escala de sobreaviso de equipes que atuarão para sanar eventuais falhas.

“Esse plano é um reforço no número de equipes. Temos um centro de operação integrado que funciona na capital com envolvimento de mais de 300 profissionais, entre eles engenheiros, eletricistas e técnicos que vão fazer o papel de coordenação e interagir com o centro de segurança. O objetivo é garantir o conforto dos candidatos e se houver falta de energia, eles terão atuação imediata. As 32 cidades contemplam instalações automatizadas que permitem uma supervisão remota de Teresina”, explicou Daniel.

 

Publicidade

 

Fonte: GP1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS