Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Ministério Público investiga denúncias de grilagem de terras no Sul do Piauí

Publicado

em

O coordenador do Grupo de Regularização Fundiária do Ministério Público do Piauí, o promotor Maurício Gomes, afirmou nessa segunda-feira (10) que o órgão está investigando denúncias de grilagem de terra no Sul do Piauí, principalmente na região do município de Bom Jesus, distante 475 km de Teresina.

Segundo o promotor Maurício Gomes, o Ministério Público e o Instituto de Terras do Piauí (Interpi) estão tentando combater os crimes com a regularização das terras no Sul do Piauí, que possuem um alto valor econômico devido ao seu potencial de produção.

Maurício Gomes explicou que os produtores precisam validar seus títulos de terra para evitar qualquer tipo de golpe ou fraude.

“Pedimos que a população e produtores procurem o Interpi para validar essas supostas titulações, porque tem gente que tem título, acha que é dono de uma área, mas não é. Então é importantíssimo que os produtores que estão produzindo emprego e renda que procurem o Interpi para validar esses títulos. O Interpi tem hoje uma certidão de regularização fundiária que todos os produtores podem efetivamente solicitar, e através dela vão poder validar ou não”, explicou o promotor em entrevista à TV Clube.

Vídeo com supostos grileiros

O promotor comentou sobre um vídeo que circula nas redes sociais e mostra dois veículos em alta velocidade em uma plantação, onde alguns homens estariam supostamente ameaçando produtores locais no Sul do Piauí.

Publicidade
Ministério Público investiga denúncias de grilagem de terras no Sul do Piauí — Foto: Reprodução/TV Clube

Ministério Público investiga denúncias de grilagem de terras no Sul do Piauí — Foto: Reprodução/TV Clube

Ele disse que é necessário que quem filmou faça a denúncia e apresente mais fatos para que a investigação ocorra de forma mais efetiva, já que até agora ninguém denunciou.

“Eu vi esse vídeo, a gente não sabe quem fez, a gente não sabe quem são os supostos ameaçadores, se quem fez está invadindo, se quem está nos carros está realmente invadindo. Então pedimos que a população comunique os fatos de forma detalhada para o Ministério Público, seja pela Ouvidoria ou pela Promotoria Regional Agrária que existe em Bom Jesus. Agora o anonimato não ajuda, só favorece quem está errado”, destacou.

Uma Notícia de Fato será aberta pelo Ministério Público para poder investigar o que realmente aconteceu.

“Na questão do conflito agrário temos que entender os fatos. Quem está denunciando, muitas vezes está errado, da mesma forma, quem está sendo denunciado é a pessoa certa, então cada caso é um caso, generalizar e dizer que são grileiros vai depender de quem denuncia, de onde estão, onde foi gravado. É importante que quem gravou leve os fatos ao Ministério Público”, afirmou o promotor.

O coordenador do Grupo de Regularização Fundiária do MP informou que é possível fazer qualquer tipo de denúncia ao órgão ministerial por meio do número de telefone 127 ou por meio do site do Ministério Público para ser realizada comunicação junto a Ouvidoria.

Publicidade

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS