Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Missa solene encerra os festejos de Santo Antônio  e celebra os 16 anos da Paróquia de Padre Marcos

Publicado

em

Uma missa solene realizada na noite desta sexta-feira, 06 de novembro, encerrou os festejos de  Santo Antônio  e celebrou os aniversário da Paróquia de Padre Marcos, que completou 16 anos.

O festejo teve início em 24 de outubro e após 13 noites de missas e  orações, foi celebrada a tradicional Missa Solene da Festa de Santo Antônio, uma  tradição religiosa que se repete há 106 anos.

A santa missa, que celebrou uma importante data e encerrou o maior evento religioso do município,  aconteceu na praça em frente a Igreja Matriz, presidida pelo padre Fernando Amando e Vanderlan Lima, vigário paroquial.

O festejo é realizado, anualmente, no mês de junho, mas devido ao cenário atual de pandemia, aconteceu em data diferente  e de forma atípica. Vale ressaltar,  que o medo de um vírus invisível e que já provocou a morte de muitas pessoas, não foi maior que a fé e devoção a Santo Antônio e não impediu idosos, crianças e adultos de estarem participarem obedecendo todas as medidas protetivas.

Em entrevista, o Padre Fernando, inicialmente, agradeceu pela realização de mais um festejo. “O momento é de agradecimento.  Na minhas falas, se tem algo que não falta nunca é a gratidão, porque sei que um momento como esse só Deus pode proporcionar para nós. Como falei na primeira noite, era um momento apreensivo devido ao cenário atual,  mas ao passar dos dias, fomos percebendo que não é um projeto do Padre Fernando, era a vontade de Deus e quando o Senhor de manisfesta ele mesmo se encarrega de fazer dar certo, então o sentimento é de gratidão, principalmente, a Deus  e ao povo de Padre Marcos, e a cada um que participou e que ajudou para nosso festejo acontecer. Que Santo Antônio continue abençoando nossa terra e nos defendendo de todo o mal”, disse.

Publicidade

O pároco local, ainda avaliou positivamente o evento religioso. “No início estava preocupado por duas  razões, primeiro pelo momento que estamos vivendo e segundo por não ser o tempo de Santo Antônio. O povo de padre Marcos vem a mais de 100 anos se renuindo do mês de junho para celebrar o padroeiro, e mudamos essa rotina por conta da pandemia, mas a  avaliação é positiva, fomos muito bem correspondido e nossas expectativas foram superadas por aquilo que poderia ser a participação das pessoas e pelas expectativas que carregava no coração”, finalizou.

Após a missa solene, aconteceu o arreamento da bandeira de Santo Antônio, e logo em seguida, foi realizado o sorteio da rifa, que tem como foco arrecadar fundos para promover uma reforma na pintura da igreja.

Histórico da Paróquia Santo Antônio

A paróquia Santo Antônio pertenceu por muitos anos a Paróquia  Nossa Senhora das Mercês, em jaicós. Em tempos difíceis os padres que por ela  passaram desbravaram uma vida pastoral difícil devido ao tamanho geográfico da Paróquia.

Na época, inúmeros sacerdotes passaram pela Paróquia,  como padre Ângelo Leal,  padre Franco,  padre João, padre Hermínio, padre Rocha,  padre Cândido,  padre Mariano,  padre Chico Pimenta,  Padre Davi Barros e  padre Chiquinho.

Publicidade

No dia 6 de novembro de 2005,  criava – se oficialmente,  a paróquia de Santo Antônio em Padre Marcos, composta pelas cidades de Padre Marcos, Belém Francisco Macedo Alegrete e Vila Novado Piaui. A  terra da Boa Esperança teve como primeiro padre  Gelcimar Antônio de Carvalho.

Nesses 16 anos de existência a Paróquia já colheu quatro sacerdotes que de forma incansável deixaram sua marca e sua contribuição na vida do seu povo. Sendo eles, Padre Celso, padre Pio, padre Wagner e, atualmente, tem como pároco, Padre Fernando, e em setembro deste ano recebeu o padre Vanderlan Vigário Paroquial.

A Paróquia atualmente é composta pelos municípios de Padre Marcos e Belém do Piauí, e, é  integrada por 24 comunidades rurais, além de 24 pastorais, grupos ou movimentos atuantes. Desses 16 anos de caminhada e missão as marcas e os frutos das sementes lançadas são visíveis,  tais como; reforma da Igreja Matriz,  do centro de catequese,  da secretaria, do presbitério da igreja, dos bancos, da capela do Santíssimo, bem como compra de cadeiras e reforma das capelas das comunidades.

 

Veja mais fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS