Connect with us

Francisco Santos

Moradores em Francisco Santos denunciam que estão sem água há mais de 15 dias

Publicado

em

Moradores da cidade de Francisco Santos estão sofrendo com a falta de água em parte do município há pelo menos 15 dias.

Os relatos dão conta que para obter água é necessário recorrer a caminhões pipa, baldes, tendo em muitas vezes que desembolsar cerca de R$ 50,00 por carga, o que é insuficiente para o consumo mensal.

“Já faz 15 dias que na minha casa não vem uma gota de água hora nenhuma e nem nas casas da rua, na minha vizinhança. Na cidade de Francisco Santos está com tempo que não tem água”, disse uma moradora do Centro identificada como Lays.

Moradores buscam água na zona rural para abastecer residências na sede do município / Foto reprodução

Ela declarou ainda que já buscou soluções com a AGESPISA (Águas e Esgotos do Piauí S/A) do município, mas segundo ela, os agentes dizem que não tem o que fazer.

“Já fomos lá e eles dizem que não tem o que fazer, que vá para Picos ou Teresina”, acrescentou.

No bairro Centro outro local castigado com o problema é nas proximidades da praça Simplício Pereira que afeta principalmente pessoas que não possuem nenhum tipo de reservatório instalado no chão.

Publicidade

Mesmo com a falta d´água a tarifa (talão) continua a chegar nas residências com preços elevados.

Rívia Silva é consumidora residente na rua Antônio Quaresma, Centro. Ela declarou que o problema se estende há mais de 20 dias.

“Eu moro no centro da cidade e na minha casa já tem mais de vinte dias que não vem hora nenhuma, não pinga de jeito nenhum. Eu estou comprando água, é duas carradas por semana. O carro pipa vem é mil litros aí é 50 reais. Eu compro duas na semana e é economizando muito pra poder dar. Não lavo roupa em casa porque não tem na minha residência. E aí eu fui, eu fui na AGESPISA e o que eles me disseram é que infelizmente meu problema não resolvia porque eles não cavavam o poço e o problema era um poço que teriam que cavar. Foi o que eles me responderam”, declarou.

Uma moradora conhecida como Jordânia, residente nas proximidades do Mercado Central, também relatou que a calamidade está grande.

“Está com mais de mês. A falta de água é uma coisa absurda. Estamos colocando na cabeça porque não tem de jeito nenhum, não pinga, e os talões caríssimos. No mês passado paguei 160 reais, coisa que nunca paguei na minha vida. Estou pagando por uma coisa que não estou consumindo. Nem eu e nem ninguém da cidade. Quem tem condição está comprando e quem não tem está botando na cabeça ou ficando sem água pra cozinhar, dar descarga, beber, para os afazeres do dia a dia. Pra tudo. Não tem água de jeito nenhum”, disse a moradora.

Publicidade

O outro lado

Em contato na manhã desta quarta-feira (08), com Cássio Sousa, que é responsável pelo escritório da AGESPISA em Francisco Santos, foi esclarecido que a equipe está trabalhando para solucionar o problema.

Equipe da AGESPISA trabalha para encontrar o problema / Foto divulgação

Ele afirmou ainda que a falta de água não é total e que devido ter diminuído, acredita que pode ser algum entupimento na tubulação da rede.

“A equipe está trabalhando no problema para ver se é solucionado. No prédio da Agespisa tem água. Não é em todas as residências, agora tem algumas que realmente já vieram até o escritório reclamar dessa falta de água, mas a gente está correndo atrás, mexendo nos registros para ver se encontra. Estamos tentando solucionar. Eu acredito que seja um entupimento na rede em algum lugar. A água realmente diminuiu bastante no centro da cidade”, afirmou.

Foto divulgação / AGESPISA

Facebook

MAIS ACESSADAS