Morre aos 70 anos a ex presidente do SEP de Picos e membro da Alerp, professora Rosa Luz
Publicado por: Josely Carvalho | Data: 10/11/17

Morre aos 70 anos a ex presidente do SEP de Picos e membro da Alerp, professora Rosa Luz

Vítima de infarto faleceu as 15h30 desta quinta-feira, 9, a professora aposentada e ocupante da cadeira número um da Academia de Letras da Região de Picos (Alerp), Rosa de Lima Araújo Luz. Ela tinha 70 anos de idade e era solteira. O corpo está sendo velado no Salão do PAF, na rua do Cruzeiro e o sepultamento ocorrerá no final da tarde de hoje, 10, no Cemitério São Pedro de Alcântara.

Rosa Luz vinha enfrentando problemas de saúde fazia algum tempo e, na tarde desta quinta-feira, 9 veio a falecer vítima de infarto. Ela era ocupante da cadeira número um da Alerp, cujo patrono é o ex-prefeito de Picos, Severo Maria Eulálio.

Em 1995 Rosa Luz foi eleita, por unanimidade, presidente da Sociedade Esportiva de Picos (Sep), sendo a primeira mulher a comandar um time de futebol profissional no estado do Piauí. Ficou à frente do clube por dois anos e nesse período o time picoense disputou o certame estadual.

Na noite de 25 de janeiro de 2014, no auditório da Associação Comercial e Industrial da Grande Picos, Rosa Luz lançou o livro “Paisagens Poéticas: Retratos e Poesias”, em parceira com o escritor e também membro da Alerp, Francisco Valentim Neto.

A obra conta com fotografias feitas pela professora Rosa Luz e delas, nasceram as poesias compostas pelo poeta Valentim Neto.

Perfil

Natural da localidade Baixo de Ipueiras, município de Picos, Rosa de Lima Araújo Luz nasceu no dia 7 de janeiro de 1947. Era filha do casal Joaquim Martinho da Luz e Vicença Araújo Luz. Foi professora em várias unidades escolares de Picos, incluindo a rede pública e privada.

Foi também sócia fundadora da Alerp, entidade cultural criada em 22 de outubro de 1989, sendo a sua primeira presidente e a única mulher até hoje, eleita por aclamação, titular da cadeira nº 01 cujo patrono é o picoense Severo Maria Eulálio.

 

Fonte: JP Online

Foto: Marta Soares

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Fronteiras 0 Comments

Homem é abordado, perseguido e assassinado a tiros na cidade de Fronteiras

O soldador industrial Francisco Reginaldo da Silva foi assassinado a tiros na noite deste sábado (22) na Rua Ezequiel Batista de Sousa, bairro Mutirão, na cidade de Fronteiras. Segundo relatos

NOTÍCIA DESTAQUE 0 Comments

Jaicoense é eleito vereador em Teresina com mais de 6 mil votos

O delegado Samuel Silveira foi eleito vereador de Teresina pelo PSDB, após obter 6.358 votos, em eleição onde contou com o apoio direto do prefeito reeleito Firmino Filho. “Estou muito

NOTÍCIA DESTAQUE

Gasolina acumula alta de 45,7% nas refinarias do Brasil

O preço do litro da gasolina nas refinarias subiu na terça-feira, 4, para R$ 2,20, com o reajuste de 1,68% anunciado pela Petrobras. Em quase seis meses, desde 19 de