MP investiga cemitério clandestino em município no Piauí
Publicado por: | Data: 29/10/19

MP investiga cemitério clandestino em município no Piauí

O Ministério Público do Estado do Piauí instaurou procedimento preparatório para investigar a existência de irregularidades na aquisição e funcionamento do cemitério localizado no município de Passagem Franca do Piauí, administrado pelo prefeito Raislan Farias dos Santos, o “Lan”. A portaria nº 81/2019 foi assinada pelo promotor de Justiça Ari Martins Alves Filho, no dia 9 de outubro.

De acordo com o promotor, chegou ao conhecimento da Promotoria de Justiça que há cemitério clandestino constituído e mantido pelo poder público municipal de Passagem Franca, que funciona sem a devida licença ambiental e sem a adoção das medidas sanitárias indispensáveis para tanto.

O membro do MP destacou ainda que o município de Passagem Franca não tem promovido as atividades corretas de manuseio do solo do cemitério, bem como não vem observando os requisitos mínimos para seu funcionamento, o que produz impactos ambientais e gera consequências para a população, sejam no âmbito da saúde e/ou aspectos sociais de convivência.

Foi determinada então a abertura do procedimento para apurar a existência de irregularidades da aquisição e funcionamento do cemitério para, a posteriori, ser analisada a necessidade de celebração de Termo de Ajustamento de Conduta, ajuizamento de Ação Civil Pública Ambiental, possível arquivamento ou conversão em inquérito civil público.

Ao final foi determinado o envio de ofício-requisitório ao município para que apresente manifestação, no prazo de 10 dias, acerca dos fatos descritos nesta portaria.

Outro lado

O prefeito não foi localizado pelo GP1.

Fonte: GP1

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

Ambulantes devem deixar praças de Picos até 02 de julho

Uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 11, na sala de reuniões da prefeitura municipal de Picos, debateu a retirada dos trailers e barracas das praças do centro da cidade.

NOTÍCIA DESTAQUE

Concurso da Assembleia Legislativa do Piauí será lançado nesta segunda-feira (26)

O concurso da Assembleia Legislativa  do Piauí (Alepi) será lançado nesta segunda-feira (26). Segundo o presidente do órgão,  deputado Themístocles Sampaio (MDB), serão ofertadas vagas para cargos de nível médio

NOTÍCIA DESTAQUE

Mais de 130 concursos abertos reúnem 16,9 mil vagas no país

Pelo menos 136 concursos públicos no país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (25) e reúnem 16.932 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a