Connect with us

Isaías Coelho

MP realiza inspeções virtuais em Unidades Básicas de Saúde de Vera Mendes e Isaías Coelho

Publicado

em

A Promotoria de Justiça de Itainópolis em parceria com o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), realizou nessa quinta (05) e sexta-feira (06) as duas primeiras inspeções virtuais em Unidades Básicas de Saúde do Piauí. Os estabelecimentos vistoriados ficam no município de Vera Mendes e Isaías Coelho, cidades que fazem parte da Comarca de Itainópolis.

O trabalho foi promovido pelas Promotoras de Justiça Romana Vieira, titular da PJ de Itainópolis, e Cláudia Seabra, coordenadora do CAODS. As vistorias contaram com a participação de representantes da Secretaria Estadual de Saúde e das Secretarias Municipais de Vera Mendes e de Isaías Coelho e dos médicos do Ministério Público, Celso Pires Filho e Viviane Pompeo.

As inspeções virtuais passaram a ser adotadas para viabilizar aos membros do Ministério Público a fiscalização em tempo real da situação dos hospitais do interior do estado, verificando as necessidades e a evolução dessas unidades, principalmente, no que diz respeito a oferta de serviços de saúde para os pacientes com o novo coronavírus. Essa modalidade de trabalho agora será usada também na fiscalização em UBSs visando fortalecer a atenção primária em saúde.

A equipe do Ministério Público conheceu a estrutura de dois postos de saúde, um em cada cidade, os serviços ofertados, os procedimentos realizados, a farmácia básica e a informatização da gestão, além de conversar com profissionais sobre as condições de trabalho. A inspeção em Vera Mendes foi guiada pela enfermeira Simone Barrosa de Carvalho, da equipe de Saúde Familiar. A secretária municipal de Saúde de Vera Mendes, Garnênia Oliveira, acompanhou os trabalhos. Os integrantes do Ministério Público elogiaram a organização e a forma de administração da unidade de saúde e parabenizaram a equipe da UBS.

Já em Isaías Coelho, a fiscalização na Unidade Basica de Saúde foi conduzida pela coordenadora de Atenção Básica, Gabiana Mauriz, e acompanhada pela secretária municipal de Saúde, Isamara Campos. As duas gestoras prestaram informações aos representantes do MP do Piauí sobre o funcionamento da unidade, a equipe de profissionais, o fluxo de atendimento, a quantidade de testes para a Covid-19 que foram realizados, dentre outros dados.

Na UBS foram encontradas algumas deficiências, como a dificuldade na realização de exames laboratoriais, ausência de prontuário eletrônico, de sistema informatizado para a assistência farmacêutica e em relação a escala de profissionais da saúde.

Publicidade

Nas duas UBSs, os integrantes do Ministério Público visualizaram os setores de recepção, as salas de imunização, as salas de procedimentos, os consultórios de enfermagem e médico, as farmácias, os banheiros, e as áreas específicas para assistência aos pacientes com síndromes gripais e o novo coronavírus.

“Essa nova opção de desempenhar nosso trabalho na área da saúde é interessante porque nos possibilita vistoriar serviços de saúde situados de norte a sul do Estado com a participação de técnicos de diversas áreas da saúde que qualificam o trabalho do MPPI e contribuem com a melhoria da gestão do serviço de saúde inspecionado. O uso de inspeções virtuais tem sido corriqueiro e com resultados importantes na estruturação da rede hospitalar, razão pela qual, acreditamos que também será exitoso nos serviços de atenção básica”, disse a promotora Cláudia Seabra.

 

Fonte: MPPI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS