Connect with us

Bocaina

Museu Neno em Bocaina integra cenário do filme “Uma mulher chamada Esperança”

Publicado

em

O Museu Neno (Do Homem Rural Nordestino), situado no povoado Lagoa Grande, zona rural de Bocaina, faz parte do cenário de gravações do filme “Uma mulher chamada Esperança”. Dirigido pelo cineasta e roteirista Flávio Guedes, narra parte da história da piauiense Esperança Garcia, mulher negra escravizada que viveu no século XVIII e foi reconhecida como a primeira mulher negra advogada do Piauí.

Membro idealizador do Museu Neno, em Bocaina, Kindou Marques, enfatiza a importância e o objetivo do espaço que serve como fonte de pesquisa e estudos da micro e macrorregião, conservação, símbolo de resistência, luta e memória.

“O Museu Neno realiza, com alegria, o objetivo para o qual foi criado: fomentar a cultura através de estudos e realização de pesquisas, bem como lazer educativo, recebendo, como espaço de locação, o renomado diretor e roteirista Flávio Guedes, com o filme “Uma Mulher Chamada Esperança”, destaca.

No território de Bocaina, o filme contém cenas gravadas na residência do ex-vereador José Marques (in memoriam) em Lagoa Grande, bem como na região do povoado Barragem, ambos na zona rural bocainense. Entre outros lugares, o filme foi gravado também na casa do político piauiense Coelho Rodrigues (in memoriam).

A previsão de lançamento de “Uma mulher chamada Esperança” é para o próximo ano, em 2021.

Publicidade

Visitas no museu

Para as sessões de visitas no Museu Neno que possui atualmente acervo de aproximadamente 600 peças (seiscentos peças) é necessário agendamento  através de contato telefônico com marcação de datas e horários. O contato pode ser feito através do endereço eletrônico: museuneno.com.br

“A própria casa em si é também parte das peças porque possui toda arquitetura original, assim como o espaço em volta que é a vegetação como parte da cultura e do homem nordestino. É também possível através do site ver as publicações de eventos, bem como a historia do museu e os telefones de contato para agendar visitas”, explicou.

Veja o teaser do filme

Publicidade

Matéria Relacionada: Museu Neno em Bocaina promove sarau literário e celebra aniversário com escritores da Alerpi de Picos; fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS