Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

No Piauí, 362 profissionais de saúde foram contaminados por Covid-19

Publicado

em

A Sesapi informou que os últimos números que possui de profissionais de saúde contaminados por Covid-19 no Piauí são de sexta-feira (15). São de 362 profissionais afastados desde o início da pandemia, dia 18 de março.

O quantitativo de profissionais contaminados por Covid-19 da Sesapi são das testagens de  servidores do estado, municípios e hospitais privados, o levantamento mais amplo feito até agora.

Levantamentos feitos pelas Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), Fundação Municipal de Saúde (Fundação Municipal de Saúde), Secretarias Municipais de Saúde e Sindicatos dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde do Estado do Piauí tinham apontado que 285 profissionais de saúde e servidores dos setores administrativos de hospitais públicos e particulares do estado tinham sido contaminados com o novo coronavírus em quase dois meses, já que o primeiro caso do novo coronavírus foi confirmado dia 18 de março, mas o testagem feita pela Sesapi é mais  recente, ampla e abrangente.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), informou, no domingo (17),  que estão sanitizando o prédio da repartição, no Centro Administrativo, em Teresina, de acordo com o cronograma estabelecido pela Secretaria Estadual de Administração e Previdência (Seadprev).

O Hospital Regional Justino Luz, de Picos (285), divulgou  que oito profissionais do município foram infectados por Covid-19, sendo cinco profissionais de saúde e três do setoŕ administrativo.

Publicidade

“Até o momento são oito profissionais que foram infectados; sendo cinco profissionais da saúde e três profissionais de outros setores. Todos foram afastados de suas funções para tratamento domiciliar. Ressaltamos que é uma preocupação constante da administração do HRJL na transparência das informações.Todos os profissionais do hospital estão trabalhando com o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) dentro das normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), principalmente os que atuam no setor Covid” , divulgou, em nota, o Hospital Regional Justino Luz.

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Piauí divulgou que no Hospital Getúlio Vargas (Hospital Getúlio Vargas (HGV) foram contaminados por Codiv-19 o total de 34 profissionais de saúde; no Laboratório Central (Lacen), 20 profissionais; na Maternidade Dona Evangelina Rosa, 14 profissionais; no Hospital Regional de Piripiri, quatro profissionais; no Instituto de Doenças Tropicais Nathan Portella são quatro profissionais; no Hospital Infantil Nathan Portella quatro profissionais; no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Piauí (Hemopi) são três profissionais de saúde contaminados pelo coronavírus; o Hospital da Polícia Militar (HPM) tem dois profissionais de saúde contaminados; o Hospital Regional de Bom Jesus tem um profissional contaminado; a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) tem um profissional contaminado.

A Prefeitura Municipal de Amarante divulgou nota informando que a secretária municipal de Saúde testou positivo para coronavírus por duas vezes.

O Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí, em Teresina,  teve que convocar novas equipes para substituir os profissionais de saúde e administrativos que foram contaminados pela doença.

A Fundação Municipal de Saúde  fez testes rápidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Teresina  e constatou que foram confirmados a infecção pelo Covid-19 em 18 profissionais e os testes continuam sendo feitos.

Publicidade

Quarenta e dois profissionais e funcionários dos setores administrativos e de apoio dos hospitais particulares de Teresina e do interior do Piauí foram afastados de suas funções para isolamento e tratamento médico por causa da contaminação do coronavírus.

Foi a mesma situação nos hospitais públicos regionais de Parnaíba , o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda) e do Hospital de Piracuruca, que teve seis profissionais de saúde contaminados por Covid-19.

O governador Wellington Dias (PT) e o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) , anunciaram testes para Covid-19 em todos os profissionais de saúde.

“Já começamos a testagem para Covid-19 em todos os profissionais de saúde e estamos recebendo testes rápidos. Preservar a saúde dos profissionais de saúde do Piauí é uma prioridade “, adiantou Wellington Dias.

O prefeito Firmino Filho afirmou que os profissionais  da rede pública municipal de saúde já começaram a ser testados para Covid-19.

Publicidade

 

Fonte: Meio Norte

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS