Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Pacientes de Manaus em Teresina recebem alta e se emocionam ao deixar hospital: ‘agradeço a todos’

Publicado

em

Daniela da Silva Pereira, 30 anos, e Jaqueline Santos da Silva, 38 anos, receberam alta do Hospital Universitário (HU) na manhã desta quarta-feira (20). As duas mulheres e mais sete pacientes chegaram a Teresina no dia 15 de janeiro vindos de Manaus (AM), que vivia um colapso na saúde por falta de oxigênio para pacientes com Covid-19.

Emocionada ao deixar o hospital, a paciente Jaqueline Santos agradeceu pela sua recuperação.”Estou sem palavras, agradeço a Deus por ter conseguido, depois que cheguei aqui, tive tratamento de rainha, Deus me concedeu isso, agradeço a todos do hospital”, disse Jaqueline.

As duas mulheres passaram cinco dias internadas e vão ser levadas para um hotel na capital. O gerente de atenção a saúde do HU, Maurício Giraldi, pontuou que as duas pacientes saíram do hospital totalmente recuperadas e não transmitem mais a Covid-19.

Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí — Foto: Andrê Nascimento/G1

Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí — Foto: Andrê Nascimento/G1

Ainda de acordo com o médico, as duas mulheres são as mais jovens pacientes que foram transferidas de Manaus para Teresina, o que ajudou na recuperação. Elas não tinham comorbidades, mas tiveram de 20 a 40% dos pulmões comprometidos pela Covid-19.

As pacientes foram encaminhadas para um hotel em Teresina, onde ficarão hospedadas até retornarem cidade de Manaus, no Amazonas, onde residem. Ainda não foi informada data nem horário para a viagem.

Publicidade

Dois continuam na UTI

Pacientes de Manaus em Teresina falam com parentes por videoconferência — Foto: Hospital Universitário

Pacientes de Manaus em Teresina falam com parentes por videoconferência — Foto: Hospital Universitári

Os outros sete pacientes seguem internados no HU. Dois na UTI e quatro na semi-intensiva. Um paciente, um homem, foi transferido para uma enfermaria e pode receber alta nos próximos dias.

Segundo o hospital, todos os dias os pacientes internados no HU fazem vídeo-chamada com os familiares que estão em Manaus.

“Todos os dias os pacientes fazem contato com seus familiares até mesmo para dar um conforto para quem ficou no Amazonas. Teve paciente que não tinha contato com a família há mais de oito dias e só vieram ter contato aqui em Teresina, por meio de vídeo-chamada”

Situação crítica em Manaus

A cidade de Manaus já registra, em janeiro, um número recorde de internações pela Covid-19 desde o início da pandemia. Além disso, a capital do Amazonas vive uma crise devido ao desabastecimento de oxigênio. Além de receber os nove pacientes, Teresina enviou cilindros de oxigênio para Manaus.

Fonte: G1

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS