Connect with us

Monsenhor Hipólito

Padre Antônio Mendes é empossado pároco de Santa Ana, em Monsenhor Hipólito; veja fotos

Publicado

em

Centenas de fiéis católicos se reuniram na Igreja Matriz de Santa Ana, em Monsenhor Hipólito, para prestigiar a chegada e posse do padre Antônio Mendes Neto, como novo pároco. A missa solene foi realizada na noite desta quarta-feira (04). Caravanas de diversas cidades da região como Fronteiras, Picos, Alagoinha do Piauí, Campo Grande do Piauí, Jaicós, Massapê, entre outras, marcaram presença no ato solene.

O primeiro momento foi a acolhida em frente a igreja com a presença do bispo Dom Plínio José, juntamente com padres das paróquias regionais. Em seguida o Conselho Econômico da paróquia fez a entrega das chaves da igreja e dependências. O ato foi marcado, após abertura das portas da igreja, pelo badalar do sino que anunciou a chegada do novo sacerdote, pastor do rebanho hipolitano.

O prefeito, Dr. Zenon Bezerra, deu boas-vindas ao novo pároco e pediu ao mesmo que continuasse o trabalho evangelizador assim como os demais que permaneceram à frente da paróquia.

“Ao novo vigário da nossa paróquia neste momento recebemos com muita alegria. É uma emoção grande que trasborda do meu coração e de todos os católicos que vieram. Só temos que agradecer, louvar e glorificar a Deus. É um misto de alegria porque estamos na presença do primeiro pároco padre Miguel e do segundo ao nosso lado, padre Expedito”, acolheu o prefeito de Monsenhor Hipólito.

“A saudade fica em nossos corações por conta do vínculo que criamos pela missão em nossa terra. Somos gratos e alegres pelo que eles plantaram aqui […] Somos um povo religioso e seguimos uma tradição desde os nossos avós que cultivam a fé em Cristo. Estamos celebrando a vinda do novo pároco em nossa cidade”, declarou.

Ao adentrar no templo sagrado, o padres se dirigiram até o sacrário para fazer adoração e em seguida ao salão paroquial onde o bispo de Picos, apresentou os livros documentais históricos sob guarda diocesana e paroquiana local que são: livro de tombo (narração dos acontecimentos principais desde a criação entre outros registros), sacramento, registro de batismos, casamentos de valor religioso e civil, registro de funcionários, inventários, seguro da paróquia, encargos sociais, religiosos e jurídicos, entre outros documentos.

Publicidade

O ato solene prosseguiu com a entrada dos grupos paroquianos ao templo de Santa Ana com os Corinhas, Apostolados da Oração, Mãos Ensanguentadas de Jesus, Pastoral do Dízimo, Catequese Primeira Eucaristia, Terço das Mulheres, Terço dos Homens, Pastoral da Juventude, Renovação Carismática Católica e, por último, o prefeito Dr. Zenon Bezerra empunhando a bandeira de Monsenhor Hipólito ao lado da primeira-dama, Eneide Modesto Bezerra, com ritmo musical do coral Amados por Cristo.

Na leitura do documento canônico, o bispo Dom Plínio enfatizou a importância da cerimônia solene “Irmãos e irmãs. Estamos em um dia muito especial aqui em Monsenhor Hipólito. A todos vocês, Deus concedeu a graça dos cuidados pastoreiros. Hoje o novo pároco vai somar todo o trabalho que tem nessa diocese através da comunidade presbiteral”, proferiu.

O padre, Antônio Mendes Neto, novo pároco de Santa Ana, em Monsenhor Hipólito, foi nomeado no dia 04 de março de 2020 (nesta quarta-feira) de acordo com as prescrições e determinações do cano 522 do Código de Direito Canônico por um período de seis anos, conforme Legislação Complementar da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Após leitura do cano 522, o padre, pároco Antônio Mendes Neto, fez a leitura da profissão de fé. “Eu padre Antônio Mendes Neto creio firmemente e professo todas verdades contidas no símbolo da fé. Creio em um só Deus, pai e criador da terra, nas coisas visíveis e invisíveis, e em Jesus Cristo, nascido antes de todos os séculos. Luz da luz, gerado consubstanciado ao pai que por ele todas as coisas foram feitas. Para nossa salvação desceu dos céus e encarnou pelo Espírito Santo no seio da Virgem Maria. Se fez homem e por nós foi crucificado, morto e sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia e subiu aos céus onde está sentado a direita de Deus pai todo poderoso [….]”, professou o empossado pároco, padre Antônio Mendes que também, na oportunidade, anunciou o Evangelho de Jesus escrito por São Lucas.

Como prova de fé e devoção, Hortalina Bezerra, filha do município de Monsenhor Hipólito, residente na cidade de Alagoinha do Piauí, esteve presente no ato sagrado para prestigiar a posse canônica.

“Para nós filhos de Monsenhor Hipólito é com grande alegria que recebemos o padre Antônio Mendes e pedimos a proteção de Santa Ana que ela acolha de braços abertos esse novo missionário, dando sabedoria a ele para guiar seu rebanho”, rogou Hortalina Bezerra.

Durante a cerimônia o padre foi presenteado por fieis da cidade de Jaicós, da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, paróquia anterior do sacerdote. Na ocasião o padre Antônio Mendes foi agraciado pelas paroquianas hipolitanas em gesto de acolhida e boas-vindas.

Hipolitana, residindo atualmente no Estado do Tocantins, católica assídua, Sônia Toscano, prestigiou a cerimônia religiosa e revelou que o momento de posse foi também ocasião de agradecer a Deus. “Foi muita linda a posse. É um igreja muito bonita. Foi um momento de bastante fervor e agradeci a Deus pela oportunidade de estar presente. Quero continuar na fé e sempre que possível visitar minha terra e esta igreja que é de Deus”, disse.

“Padre Antônio Mendes assume uma responsabilidade católica. Não pode fazer distinção do seu rebanho e é pastor para todos. Monsenhor Hipólito precisa de paz e união entre as famílias e as pessoas. Cristo prega o amor, a união e a igualdade dos fiéis. Neste mundo moderno temos opções de melhorarmos como seres humanos”, recomenda Sônia fazendo o chamado para que as pessoas sejam unidas e preguem a paz.

Publicidade

Os padres: Gildo Coelho, Manoel Moura, Marcos Roberto, Antônio Mendes, padre Cláudio Santana, José Mairton, Edivaldo, Miguel Feitosa, Flávio Santiago vigário de Campo Grande, Jonas, Expedito, Padre Chiquinho, padre João e diácono Marcos Vinicius, estiveram presente no ato de posse.

Agradecimentos

Ao final os agradecimentos foram proferidos por Santynha Bezerra e Elbejane direcionados a conselhos de pastoral e econômico da Paróquia Santa Ana, todas as pastorais e grupos de orações: Pessoa Idosa, da Criança, Dízimo, Comunicação, Apostolado da Oração, Terço das Mulheres, Terços dos Homens, Mãos Ensaguentadas de Jesus, Mãe Rainha, Grupos de Jovens da zona urbana e zona rural, Área Pastoral de Alagoinha e Campo Grande, Comunidades Rurais e da Sede, visitantes, coral, tocador, equipe de liturgia, funcionários da paróquia, crismandos, Portal Cidades Na Net, Picos 40 Graus, Informe, Riachão Net, Facebook, Rádio Cultura FM, Prefeitura Municipal bem como aos servidores da Secretaria de Educação, Assistência Social, Departamento de Transportes e da Limpeza Pública, Escolas Municipais, CRAS, eletricistas entre outros.

Padre Antônio Mendes Neto

O padre Antônio Mendes Neto, 69 anos, é o terceiro pároco de Santa Ana. Natural de Picos, ele estudou no Seminário Menor em Teresina e no Maior em Fortaleza, capital do Estado do Ceará. Sua Ordenação Sacerdotal aconteceu em 1978, em Picos. Já atuou nas Paróquias de Paulistana, Simões, Fronteiras e, nos últimos seis anos, em Jaicós.

Publicidade


Conteúdo Relacionado: Veja fotos da posse canônica do padre Antônio Mendes na Paróquia Santa Ana, em Monsenhor Hipólito


Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS