Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

PADRE MARCOS | Rotina e desafios dos profissionais de saúde que aplicam doses de esperança

Publicado

em

A Prefeitura de Padre Marcos, através da Secretaria Municipal de Saúde segue realizando a imunização dos grupos prioritários contra a Covid-19, e vacinou até o momento 507 pessoas com a primeira dose e 67 com a segunda.

O município visando garantir uma maior segurança para os idosos está realizando a vacinação na residência do público alvo, trabalho realizado pelos profissionais da saúde que seguem uma rotina extraordinária, a de aplicar doses de esperança.

No entanto, a vacinação contra a covid-19, que representa uma esperança, também impõe uma série de desafios, mas que tem sido superados todos os dias pelos profissionais do  município de Padre Marcos.

Para levar as  doses de vacina até seu destinatário, eles percorrem desde a cidade até as comunidades rurais mais distantes. Com o período chuvoso, rios transbordam e estradas ficam cheias de buracos, dificultando muito o acesso, mas isso não tem sido impedimento para profissionais, que encaram grandes jornadas e enfrentam vários obstáculos  para chegarem até seus pacientes.

A secretária de Saúde, Maria Lúcia Silva, é uma das protagonistas desse cenário, com mais de trinta anos de atuação como técnica de enfermagem, ela tem dado suporte  às equipes na aplicação da vacina.

“Com o período chuvoso, as estradas ficam praticamente intrafegáveis e por muitas vezes, o percurso que seria feito de carro, é preciso ser feito utilizado uma moto e até mesmo seguir a pé. Não é uma jornada fácil, muitos idosos moram em locais de difícil acesso e veículos atolam, furam pneu, mas essas adversidades não nós impedem, pois nossa causa é muito nobre, a imunização contra a Covid”, pontou a gestora.

Publicidade

Maria Lúcia disse que a reação dos pacientes, que na sua maioria são frágeis, por conta do tempo atípico, motiva mais ainda toda a equipe enfrentar e superar os desafios.

“Neste último ano temos lidado, diariamente, com o medo e a insegurança, e a chegada da vacina trouxe um sentimento de renovação, de alegria, então poder agora participar da imunização das pessoas, ver o olhar de esperança a cada dose que a gente aplica é muito gratificante. E isso, é maior que qualquer desafio enfrentado, estamos emanados em um desejo comum, que é de levar a esperança em forma de vacina e não importa a distância nem o difícil acesso”, afirmou Maria Lúcia.

O município de Padre Marcos, conforme o vacinômetro atualizado nesta segunda-feira, 29 de março, recebeu um total 744 doses, aplicou 574 doses e tem 170 em estoque.

Veja fotos:

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS