Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Pais de alunos dizem que mato está invadindo escola no Piauí

Publicado

em

Preocupados com a situação da Unidade Escolar Agenor Veloso, localizada no interior de Valença do Piauí, 210 km ao Sul de Teresina, pais de alunos denunciaram o cenário precário da escola, onde o mato toma conta de parte das dependências do lugar, e apresenta sujeira e falhas na estrutura. As aulas começaram nessa segunda-feira (18), mesmo com os problemas.

A Secretaria Municipal de Educação de Valença do Piauí informou por meio de nota que a escola recebe recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para realizar reparos, e que é de inteira responsabilidade da direção da unidade a aplicação devida dos recursos. Segundo a secretaria, a gestão da escola não enviou nenhuma solicitação formal para a prestação dos serviços.

“Sempre que recebemos um ofício de uma escola com necessidades mais urgentes. Nunca deixamos de atender, mesmo sabendo que essas escolas possuem recursos do PDDE para realizar tais demandas. Não há nenhuma solicitação de reparo nesse ano. Sempre que há, atendemos dentro do que é possível. Afinal a gestão é compartilhada”, comunicou Kássio Gomes, Secretário de Educação de Valença.

Pais de alunos da Unidade Escolar Agenor Veloso procuraram o G1 para informar das condições da escola. Eles relataram que a unidade não tem condições de iniciar o ano letivo por falta de limpeza e reparos nas estruturas.

“A situação é muito tensa. A gente tem que passar por cima do mato para entrar na escola. Você sai de lá cheio de carrapichos. Parece um pasto, de tanto mato.”, comentou Natanael Sousa, pai de duas alunas matriculadas na escola, de 3 e 5 anos. Segundo ele, a escola tem pisos e paredes rachadas, banheiros sujos, portas enferrujadas, quebradas.

Publicidade

“Passam as férias e quando voltam as aulas, nem uma pintura fizeram, um reparo de nada sequer. Até hoje fui deixar minhas filhas na escola e o mato estava lá. Estamos indignados”, disse Natanael.

Edileusa Sousa é mãe de uma menina de três anos que estuda na escola, e teme que o matagal possa ajudar na proliferação de insetos e animais peçonhentos, e consequentemente colocar em risco a saúde da criança.

Pais denunciam problemas na estrutura de escola na cidade Valença do Piauí — Foto: Divulgação

Pais denunciam problemas na estrutura de escola na cidade Valença do Piauí — Foto: Divulgação

“O mato é tão grande que dá pra cobrir uma pessoa com as mãos pra cima. Sem falar que pode acumular bichos, lacraias, cobras, mosquitos, todo tipo de insetos. Tenho medo da minha filha se machucar e ficar doente. Dentro da escola também é complicado, e quando chove principalmente. É precária a situação”, lamentou.

O vídeo mostra tanto o interior quanto exterior da escola tomada por muito mato, banheiros sujos com portas quebradas. A escola fica localizada na região de Tabuleta, Zona Rural de Valença do Piauí. A escola atende turmas de ensino fundamental e médio. De acordo com os pais, a área mais afetava é a do fundamental, que atende crianças a partir dos três anos de idade.

A direção da escola esclareceu que não protocolou nenhum ofício à Secretaria de Educação, mas acionou a Secretaria de Obras para fazer a limpeza e que iniciaram os trabalhos ainda nesta segunda-feira (19). Informou ainda que a denúncia é infundada, e causou surpresa na gestão. Alegou que as imagens enviadas pelos pais são do período passado.

Publicidade

Confira a integra da nota da Secretaria de Educação de Valença

A escola fica às margens da BR 316. O mato que fica às margens sempre é retirado pelo Município ou pela gestão da própria escola que recebe recursos do PDDE para fazer tais reparos. A Secretaria de Educação complementa esses reparos quando os recursos da escola são insuficientes. No entanto, até o presente momento, não houve nenhum pedido formal, nem mesmo por telefone, solicitando serviços complementares na referida unidade por parte da direção.

Os recursos do PDDE que cada escola recebe devem ser para fazer reparos básicos, pois o mesmo cai direto na conta da escola.

O que é o PDDE?

O PDDE consiste na assistência financeira às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos. O objetivo desses recursos é a melhoria da infraestrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação básica. Os recursos do programa são transferidos de acordo com o número de alunos, de acordo com o censo escolar do ano anterior ao do repasse.

Publicidade

Há escolas no município cujos diretores são exemplos em gestão e que usam os poucos recursos de maneira eficiente. A Unidade Escolar Jaime Lima Verde, por exemplo, já climatizou quase todas as salas de aula da escola, fez novos banheiros para atender aos professores, mantém a sua frente sempre limpa, muros pintados, enfim. A Unidade Escolar João Calado e Joaquim Manoel da mesma maneira, além de outras que se situam tanto na zona urbana quanto na Zona Rural.

Fonte: G1 Piauí


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS