Palestras com foco na qualidade do ensino aprendizagem abrem a Jornada Pedagógica em Belém do Piauí
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 23/02/17
Comments 0

Palestras com foco na qualidade do ensino aprendizagem abrem a Jornada Pedagógica em Belém do Piauí

Com o tema “Fazer a diferença, exige semear novas atitudes”, e com foco na qualidade do ensino aprendizagem,  a Secretária de Educação do município de Belém Piauí iniciou na tarde desta quarta-feira, 22, a Jornada Pedagógica 2017, que segue a até a próxima sexta-feira, 24, e abre oficialmente o ano letivo na Rede Pública Municipal de Ensino.

Na abertura, a secretária de Educação, Cláudia Ribeiro, deixou sua mensagem para os profissionais da Rede Municipal, destacando a importância de fazer melhor, fazer diferente e com isso, promover uma educação com foco na qualidade de resultados.  A secretária salientou que, em um mundo cada vez mais globalizado e participativo, a valorização de atuações intersetoriais  e constantemente atualizadas, torna-se  premissa e indispensável para uma atuação profissional e eficaz.

O projeto do município, afirmou Cláudia, é oferecer aos nossos profissionais da educação a oportunidade para a constante atualização, dentro de uma política pública de valorização dos profissionais que atuam no cotidiano escolar.  “Temos  buscado compreender uma atitude proativa, e a partir disso, transformar as dificuldades em oportunidades, pois sabemos que nossas crianças e jovens  necessitam de oportunidade para demonstrar seu potencial”, disse.

Em seu primeiro pronunciamento oficial como gestora da Educação, Cláudia enfatizou seu compromisso. “Iniciaremos nosso ano letivo assumindo o compromisso de uma sólida parceria em benefício da educação desta cidade. Vamos junto buscar resultados, nos doar, fazer diferente e melhor,  e é com esse pensamento, e orientados pela consciência dos desafios, que damos início ao ano letivo com a jornada pedagógica”, disse.

No início do evento, o  professor Edson Ribeiro fez uma  apresentação dos dados  educacionais do município nos anos de 2015 e 2016. Em seguida, aconteceram duas palestras ministradas pelo procurador geral do município, Dr. João Deusdete de Carvalho e pela pedagoga  Theresa Denísia.

Dr. João Deusdete, que também atua como professor da Universidade Regional do Cariri, mestre e doutor em Direito, abordou o tema “O professor diante da conjuntura econômica mundial”. “Educação é o elemento fundamental da dignidade humana. Ninguém pode atuar na sociedade de forma eficiente, se ele não há compreende, e ele só a compreende a partir do momento que ele é educado. Para isso, portanto, a educação é muito mais que dignidade humana, se afirma como elemento   essencial na sociedade”, disse.

A pedagoga  Theresa Denísia abordou o tema geral da jornada pedagógica “Fazer a diferença, exige semear novas atitudes”. Em sua palestra, ela fez referência a parábola do semeador, ressaltando que o professor é muito mais que um semeador.   “Podemos ser comparados como grandes semeadores, mas com uma grande diferença, somos muito mais que o semeador da parábola. Como de fatos somos um educador,  não escolhemos um terreno para ser semeado, saímos semeado seja qual for o terreno, mas que isso, colocamos nesse ato tudo aquilo que somos, fazemos  com amor, dedicação e com o desejo que aquilo que agente planta dê bons frutos”, disse.

Após a abertura, foram realizadas oficinas divididas por turmas, Ensino Fundamental I, coordenada pela professora Theresa Denísia, Ensino Fundamental II, pelo professor Cícero Termístocles, e Educação Infantil, pela professora Egle Gabrielle, onde foram apresentados aos professores atividades diversificadas para o fortalecimento de práticas educativas e socialização de metodologias que despertem o interesse, a participação e a aprendizagem dos estudantes.

Durante os três dias de trabalho, os participantes farão  uma avaliação do ano letivo anterior, além discutir e planejar as atividades interdisciplinares a serem realizadas em cada escola do município ao longo de 2017.

Participaram da abertura da Jornada pedagógica, o prefeito Ademar Aluísio de Carvalho,  a primeira dama Francisca Gomes,  o vice-prefeito Francisco Reis de Carvalho Bento (Tico), secretários municipais, professores, coordenadores, diretores, vereadores   e assessores do municípios.

Veja fotos:

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

Live vira caso de polícia e é interrompida ao vivo no Piauí

Por conta da distância social promovida contra o coronavírus, lives de artistas do mundo da música viraram febre durante a quarentena e se transformaram em um fenômeno mundial. Aproveitando o

Belém do Piauí

BELÉM | Câmara homenageia a saudosa dona Chica, mãe do vereador Bernardino

A Câmara Municipal de Belém do Piauí homenageou na sessão desta sexta-feira (20) a saudosa Francisca Josefa de Macedo, dona Chica, como era conhecida, mãe do vereador Bernardino Geraldo de

Bocaina

BOCAINA | Assistência Social realiza testes em profissionais para rastrear casos de Covid-19

Mais uma ação em prol de cuidados com os profissionais e com o povo de Bocaina foi realizada com objetivo de detectar casos de covid-19 na equipe que compõe a