Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Patos do Piauí promove ações em alusão ao Setembro Amarelo  

Publicado

em

O “Setembro Amarelo”, é um movimento de conscientização da população a respeito da prevenção ao suicídio e valorização a vida. E reconhecendo a importância da campanha a Prefeitura Municipal de Patos do Piauí abraçou a causa e promoveu ações com o objetivo de alertar a sociedade sobre a realidade em torno do suicídio.

As ações  foram realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com as Secretarias de Educação, Assistência Social e Conselho Tutelar, e contou com a participação dos professores, alunos e profissionais dos referidos órgãos.

Durante dois dias foram realizadas caminhadas de mobilização e conscientização de valorização da vida, bem como, palestras educativas e preventivas para os alunos da rede municipal e estadual de ensino da zona urbana e rural do município.

A primeira atividade aconteceu na terça-feira, 25, no povoado Cajueiro,  onde foi realizado uma caminhada  pelas principais ruas do povoado, e seguiu até a Escola Municipal José Cícero da Costa, quando  foi ministrada uma palestra conduzida pela psicóloga do CRAS, Jucilania.

Outra ação foi promovida na quarta-feira, 26. Na parte da manhã foi realizada uma palestra na escola comunitária vereador Pedro Crisanto de Sousa, também, com a psicóloga jucilania, que abordou sobre a  temática.

Publicidade

Á tarde, foi realizada uma caminhada, que iniciou com a concentração  em frente à Escola Pedro Crisando,  de onde os participantes com cartazes e faixas,  percorreram  as ruas da cidade de Patos, buscando sensibilizar acerca da necessidade de se prevenir o  suicídio.

O evento culminou na quadra poliesportiva onde aconteceu uma palestra ministrada pela  psicóloga do NASF, Maria dos Humildes, que  falou acerca do movimento “Setembro Amarelo”, como também,  dos  principais fatores que podem levar à pessoa a cometer tal ato e destacou que o melhor caminho para evitar uma tragédia é procurando ajuda. “A cada dez casos de suicídio, nove podem ser evitados, se houver um acompanhamento de um profissional de saúde”, afirmou ela, que frisou a importância de apoiar, de ouvir, dar atenção a uma pessoa que  esteja dando sinais de suicídio.

Na ocasião, foi realizado pela palestrante uma dinâmica sobre mitos e verdades relacionados ao suicídio.

Em conversa com o portal Cidades na Net, a secretária de Saúde, Edvânia Pires, a Pretinha como é conhecida, destacou a importância de desenvolver tais ações pela valorização da vida, e ressaltou que as atividades  foram  desenvolvidas no intuito de chamar a atenção da população para a  temática que segundo ela, é  tão importante.

 

Publicidade

 

Veja fotos das ações na cidade de Patos:

 

Veja fotos das ações no povoado Cajueiro:

 

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS