Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

PATOS | Secretaria Municipal de Educação abre ano letivo promovendo Jornada Pedagógica

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Patos do Piauí, através da  Secretaria de Educação deu início nesta quinta-feira, 13, a Jornada Pedagógica, que abre o ano letivo de 2020.  As atividades acontecem na Escola Comunitária vereador Pedro Crisando e  seguem  até esta sexta-feira, 14.

Com o tema ” BNCC  do Currículo à sala de aula”,  a Jornada Pedagógica  tem como principais objetivos, planejar ações estratégicas para os próximos 200 dias letivos e estabelecer metas para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

A secretária de Educação, Penha Veloso, repassou diversas informações relacionadas aos  vencimentos dos profissionais e  sobre a busca ativa que está sendo realizado no município devido a grande queda no número de alunos matriculados, quando pediu o apoio do magistério.

Ela ainda explicou,  que o primeiro dia de evento é voltado para o alinhamento da BNCC  e no segundo será o planejamento com a introdução do Currículo dentro da sala de aula, além de informações sobre algumas mudanças que serão implantadas nos dias letivos por recomendação do TCE.

“A Jornada inicia o ano letivo, quando acontece a formação dos professores. Um momento de  interação entre os  docentes onde discutem sobre as práticas pedagógicas a serem trabalhadas com  o aluno. Apesar das dificuldades enfrentadas, nosso desejo é que  tenhamos um ano de aprendizagem onde todos caminhem na mesma direção que é a qualidade do ensino. E frisar  que estou aberta ao diálogo para buscar soluções para adversidades que surgirem, e que 2020 seja de  conquistas para a nossa educação”, finalizou Penha.

Publicidade

Na ocasião,  aconteceu a  formação pedagógica,  conduzida pelo professor, Valmir Gabriel de Aguiar, que abordou sobre o tema  “Metodologias ativas”. Segundo ele, esse modelo de ensino  incentiva os alunos para que aprendam de forma autônoma e participativa. “A proposta é que o estudante esteja no centro do processo de aprendizagem, participando ativamente e sendo responsável pela construção de conhecimento,  que o  aluno aprenda,  não somente  porque o professor ensinou, mas que ele busque o conhecimento independente do local que  esteja”, frisou.

“Os profissionais precisam se atualizar, os alunos, hoje, são movidos pelas tecnologias, então estamos queremos associar a tecnologia a nossa prática pedagógica,  por isso,  a gente precisa que ela traga para o nosso fazer pedagógica argumentos que façam  com que nosso estudante seja um autônomo na aprendizagem. Essa  metodologia está prevista na BNCC, que é tema do momento, e precisamos tratar com mais cuidado e fazer com nosso professor saia de fato motivado a trabalhar as metodologias ativas como uma ferramenta motivadora tanto para ele quanto para o educando”, explicou Valmir.

Durante o evento preparatório para o ano letivo, foi realizado dinâmicas de interação e o sorteio de um brinde entre os professores, bem como,  foram entregues aos docentes materiais pedagógicos, como agenda das atividades letivas e  um caderno de planejamento.

As aulas da rede municipal de ensino iniciam na próxima segunda-feira, 17. O município tem 840 alunos matriculados em oito escolas da rede.

 

Publicidade

 

 

Veja fotos:

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS