Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Pesquisadores que vão mapear o coronavírus em Picos ficam em quarentena após chegarem do MA

Publicado

em

Em Picos, 17 pesquisadores entraram em quarentena no município, nesta quinta-feira (14), após terem chegado do Maranhão. O estado vizinho ao Piauí é o terceiro com maior número de casos de coronavírus do país. Até o momento já registrou 470 óbitos pela doença e 9801 infectados.

De acordo com Vigilância Sanitária da cidade, os pesquisadores foram contratados pelo IBOPE Inteligência para mapear o coronavírus em alguns municípios do país, e o isolamento de quem vem de fora do estado é uma exigência do Governo do Piauí.

O G1 procurou o IBOPE, que confirmou a cidade de Picos como uma das 133 cidades nas quais seria realizada a pesquisa sobre sobre COVID-19 nesta quinta e sexta-feira (15).

A quarentena é uma das medidas determinadas em decreto pelo governo do Piauí, na qual qualquer pessoa vinda de outro estado deve ficar em isolamento por, no mínimo, sete dias.

A coordenadora da Vigilância Sanitária de Picos, Lúcia Neiva, explicou que os profissionais foram levados para um hotel para cumprir o isolamento social e, nos próximos dias, vão realizar os testes da Covid-19.

Publicidade

“Eles vieram em um ônibus que trouxe pesquisadores para realização de testes para fazer uma amostragem de infectados pelo coronavírus em Picos. A coordenação de Vigilância Epidemiológica vai realizar os testes nos pesquisadores. Se der negativo, a Sesapi liberando, nós liberamos também”, explicou Lúcia Neiva.

Segundo a coordenadora, os profissionais a pesquisa pretende entender melhor a situação da Covid-19 em vários municípios do país. “Eles passaram por uma capacitação, e o IBOPE conseguiu a autorização para que o grupo pudesse fazer a pesquisa em alguns bairros”, destacou.

Decretos determinam distanciamento social

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Fonte: G1 PI

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS