Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Petrobahia vai abastecer Sul do Piauí com combustível

Publicado

em

A Petrobahia vai ampliar sua rede de combustível para a região Sul do Piauí, da divisa dos dois estados até a região de Uruçui, nos Cerrados piauienses, segundo o que informou o governador Wellington Dias.

Após reunião, no final de semana, no Palácio do Karnak, com o diretor da Distribuidora de Combustíveis Petrobahia, o governador Wellington Dias informou que a companhia está expandindo seus negócios pelo Sul do Piauí, como nos Parnaguá, Gilbués, São Raimundo Nonato, Avelino Lopes e com previsão para chegar a Uruçuí.

Ascom

A professora Amanda Gondim, coordenadora da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis para Aviação (RBQAV) e a pesquisadora Juliana Espada, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), apresentaram, no final de semana, ao  governador Wellington Dias (PT), os resultados de uma pesquisa que aponta o cultivo do cártamo, uma planta que sobrevive no semiárido nordestino e tem capacidade de produzir biodiesel.

Hoje, a maior parte da energia consumida no mundo vem do petróleo, do carvão e do gás natural. Segundo as pesquisadoras, como estas fontes são limitadas e com previsão de esgotamento no futuro, então é necessário a busca por alternativas de energia.

Ascom

“Recebi as representantes da Petrobahia e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte que apresentaram dois projetos na área de biocombustíveis desenvolvidos e há grandes possibilidades de que eles possam ser implantados no Piauí. Destaco a importância deles para o fomento da agricultura familiar e o desenvolvimento da região do semiárido, inserindo famílias na produção do óleo de cártamo.

Publicidade

O cártamo é uma planta da espécie Carthamus tinctorius, semelhante ao açafrão, sendo conhecido também como açafrão-bastardo, açafroa, açafrol, açafrão-agreste, açafrão-dos-tintureiros ou açafrão-bravo.

O cártamo é utilizado tanto na coloração e aromatização de alimentos e medicamentos e para fazer corantes amarelo e vermelho para tintura de tecidos. Além disso, o cártamo também possui diversos benefícios para a saúde, por isso, é comumente utilizado na forma de óleo extraído de suas sementes, ou do chá extraído de suas folhas.

Ascom

Quanto às formas de consumo, o óleo de cártamo é a forma mais conhecida, pois devido à presença de ômega 6, dizem as pesquisas que ele ajuda na queima de gordura e no processo de emagrecimento. Porém, há controvérsias, então é recomendado procurar um bom nutricionista para ajudar nessa questão.

Além do óleo, o chá de cártamo é bastante utilizado principalmente nas medicinas chinesa e ayurvédica, tanto no tratamento de doenças como no tratamento terapêutico. Essa prática vem sendo utilizada há muitos anos, mas não é tão difundida em nossa cultura ainda.

Fonte: Meio Norte

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS