Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Piauí investiga nove casos suspeitos da variante do novo coronavírus

Publicado

em

O Piauí está investigando nove casos suspeitos da variante do novo coronavírus, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Amostras dos pacientes foram encaminhadas ao Laboratório Central (Lacen) da Bahia para sequenciamento genético.

Até agora no Piauí só foi confirmado o registro de um caso da nova variante, diagnosticado em um paciente transferido de Manaus para tratamento contra a Covid-19 em Teresina, após colapso da saúde no Amazonas. Seis amostras de pacientes manauras foram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, mas apenas o resultado desse paciente ficou pronto.

De acordo Sesapi, a amostra de uma paciente do Reino Unido que esteve no Piauí também foi solicitada ao Instituto Aldofo Lutz e o Laboratório Central do Piauí ainda aguarda o resultado. Ainda não há previsão dos resultados ficarem prontos.

A diretora do Lacen do Piauí, Walterlene Carvalho, explicou que o envio das amostras acontece por meio de Projeto de Estruturação da Rede Nacional de Sequenciamento Genético para a Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, que investiga mutações e diferentes linhagens do SARS-CoV-2 em circulação no Brasil.

“O sequenciamento não é exame de diagnóstico. São suspeitos de terem sido contaminados com nova variante, pacientes que foram hospitalizados com sintomas graves ou leves ou que evoluíram para óbito”, informou.

Publicidade

Segundo Walterlene Carvalho, a nova variante do coronavírus tem preocupado médicos pelo alto poder de transmissão. Ela destacou que o protocolo deve continuar sendo cumprido.

“A necessidade de adoções da vacinação, o uso de máscaras, higienização das mãos e evitar aglomerações devem continuar sendo seguindo de forma rigorosa”, pontuou Walterlene.

Fonte: G1 Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS