Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Piauí já pode vender produtos de origem animal para todo o país

Publicado

em

Autorizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no fim do ano passado, o Piauí tem agora um selo de venda que permite a  comercialização de produtos de origem animal como carnes, ovos, frango, mel e pescado para todo o país. O diretor-geral da  Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), Genilson Sobrinho, explica que com a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi – POA), o estado vislumbra ampliar o alcance de vendas de 3 milhões para, pelo menos, 45 milhões de habitantes.

“Com o selo nós aumentamos muito o mercado consumidor, agora podemos comercializar em todo o Brasil. Só os estados que fazem fronteiras com o Piauí possuem mais de 40 milhões de habitantes, portanto, um mercado gigantesco. As receitas das empresas podem crescer bastante. Antes, somente os estados da Bahia e Sergipe possuíam o selo, agora entramos para o rol dos estados nordestinos com essa garantia de venda”, explicou o diretor-geral da Adapi, Genilson Sobrinho.

Ainda de acordo com o diretor, o selo é dado aos empresários que produzem artigos origem animal.

“São produtores de ovos, frangos, peixe, carne bovina. Nós podemos autorizá-lo por meio de uma visita técnica ao estabelecimento para conferir se está tudo dentro da normalidade. Depois disso eles ficam aptos para venderem seus produtos a outros estados. Para solicitar a visita, o empresário precisa vir à Adapi e entrar com o processo de solicitação”, esclareceu.

Antes, para ter o selo, mesmo uma pequena indústria precisava enfrentar uma fila nacional, e agora tudo será resolvido no Piauí. A Adapi está credenciada, após um longo trabalho saiu o Sisbi para o Piauí.

Para o diretor de Inspeção Animal da Adapi, Marcos Vinicius, o selo “aumenta o público, a capacidade de vendas dos produtos e vai gerar mais renda e mais empregos para o estado”.

Publicidade

Sobre o Sisbi

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisibi-POA), faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). Ele padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS