Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

PIAUÍ | Justiça determina transferência de 45 internos do Centro Educacional Masculino após rebelião

Publicado

em

A juíza Elfrida Costa Belleza Silva, da 2ª Vara da Infância e Juventude da comarca de Teresina, determinou a transferência de 45 internos do Centro Educacional Masculino (CEM), na Zona Norte de Teresina, após a rebelião na tarde de domingo (11). A instituição abrigava 90 adolescentes e não há registro de feridos.

Segundo a decisão da juíza, o CEM não tem condições de abrigar os internos devido aos prejuízos deixados pela rebelião. Nem todos os transferidos tiveram necessariamente, segundo o Tribunal de Justiça, participação direta na rebelião. Os adolescentes foram transferidos para o Centro Educacional de Internação Provisória (Ceip), na Zona Sudeste da capital. Bombeiros foram acionados para controlar fogo no Centro Educacional Masculino, em Teresina. — Foto: Reprodução

Bombeiros foram acionados para controlar fogo no Centro Educacional Masculino, em Teresina. — Foto: Reprodução

Segundo informações do gerente de apoio institucional da Secretaria Estadual da Assistência Social, Wellington Rodrigues, a rebelião começou devido a uma tentativa frustrada de fuga. Dois internos ainda conseguiram fugir, mas foram capturados pelas equipes da Polícia Militar e de socioeducadores.

“Eles serraram a grade, arrebentaram e quebraram todos os cadeados de todas as celas da ala D e tentaram a fuga em massa no pavilhão. Dois ainda conseguiram pular, um caiu dentro de uma casa vizinha e o nosso pessoal conseguiu recapturar ele e o segundo, que estava pulando o muro, foi pego. Isso gerou uma certa frustração nos que estavam tentando a fuga e daí eles começaram esse quebra-quebra”, disse.

Decreto de emergência

Bombeiros e Policiais militares controlam rebelião no Centro Educacional Masculino, em Teresina — Foto: Reprodução

Bombeiros e Policiais militares controlam rebelião no Centro Educacional Masculino, em Teresina — Foto: Reprodução

O governo do Estado havia decretado estado de emergência no local no mês de julho e as obras começaram nesta segunda (12). De acordo com o gerente da Sasc, os internos ficaram sabendo do início das obras e resolveram tentar a fuga em massa antes que começasse.

Publicidade

“Alguém vazou a informação aos internos e eles anteciparam essa tentativa de fuga em massa mas que não logrou êxito porque tanto a guarda militar quanto a guarda interna estavam atentas e conseguiram dominar a situação”, informou.

As obras são para melhorias nas celas, colocar cercas e melhorar a iluminação no local. Segundo o gerente da Sasc, celulares são jogados diariamente por cima do muro da instituição e a tela que será instalada irá impedir que isso aconteça.

Fonte: G1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS