Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Piauí será autossuficiente em energia este ano, garante secretário

Publicado

em

Durante a solenidade de posse no Palácio de Karnak nessa sexta-feira (6), o atual secretário de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis, Luís Coelho, conversou com o G1 sobre os projetos de desenvolvimento do estado previstos para 2015. Ele prometeu cumprir a meta do governador Wellington Dias (PT) para que o Piauí seja autossuficiente em geração de energia.

“Temos tudo para sermos uma potência na geração de energia e vamos atingir esta meta até final de 2015. O Piauí é um estado extenso, com várias adversidades e isto é bom. Primeiro é uma região rica em sol, vamos explorar energia solar. Temos o projeto em execução do corredor do vento na Serra do Araripe, onde serão investidos R$ 5,5 bilhões até final do ano para a construção de 18 parques eólicos, que vão gerar 1.300 kw de energia, seis vezes mais que a Boa Esperança”, explicou.

Ainda sobre a produção de energia eólica no Parque do Araripe, o secretário destacou também que o projeto já gerou mais de três 3 mil empregos e contribuirá para o desenvolvimento de uma região seca, árida e pobre, abrangendo as cidades de Simões, Caldeirão Grande, Padre Marcos, Betânia do Piauí e Curral Novo.

“Essas cidades serão contempladas com este investimento. Vamos imaginar como ficarão estes municípios daqui a dois ou três anos. Seremos autossuficiente em energia, porque nós iremos usar todas as fontes que temos no nosso solo. Em Curral Novo será construída uma subestação no valor de R$ 150 milhões para receber toda a produção de energia eólica e depois vendê-la aos estados do Ceará e Pernambuco”, comentou Luís Coelho.

Otimista, o secretário disse ainda que pretende seguir o exemplo do Maranhão e extrair gás natural da bacia do Parnaíba. “Estamos embaixo de uma grande bacia. Faremos todo o esforço, com ajuda do governador, para que nós tiremos gás da nossa bacia sedimentar do Parnaíba, através da empresa de gás do estado”, declarou.

Luís Coelho destacou ainda parceria que deve existir entre os setores público e privado para a execução dos projetos. “Os investimentos partem desta parceria, nós temos que tratar bem o empresário, pois ele gera emprego e renda, é coparticipante desse processo que está acontecendo”, frisou.

Publicidade

 

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS