Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Piauí tem aumento de 28% nos pedidos de aposentadoria no período de um ano

Publicado

em

A aprovação da proposta de reforma da Previdência provocou uma espécie de corrida pela aposentadoria de pessoas que temem serem prejudicadas pelas mudanças. No Piauí, o número de pedidos de aposentadoria registraram um crescimento de 28% no período de 2018 a 2019.

O secretário de Administração e Previdência, Merlong Solano (PT), afirma que a corrida se deve em parte a desinformação. “É preciso estar preparado para receber essa demanda, tirar dúvidas e cuidar para que o servidor tenha a devida assistência no momento da sua aposentadoria. Estamos capacitando tecnicamente quem faz esse atendimento para prestar todas as informações, tanto na Piauí Prev quanto nos órgãos de origem do servidor”, destacou.

Na sexta-feira (10), a Fundação Piauí Previdência (Piauí Prev) realizou uma reunião de capacitação com servidores de órgãos do Estado, especialmente dos setores que trabalham diretamente com a concessão e manutenção de benefícios previdenciários. “Nós tratamos sobre todas as alterações que ocorreram por conta da reforma da previdência, tanto a nacional como a nossa reforma estadual, que foi promulgada no final de 2019”, explicou o presidente da Piauí Prev, Ricardo Pontes.

Na capacitação foram discutidos temas como concessão de pensões e as regras de transição. O objetivo foi esclarecer que os servidores que já estão dentro do sistema estão sujeitos a duas importantes condições para obter o benefício pelo cumprimento de pedágio e contagem de pontos, para cálculo do tempo que ainda precisará servir.

O presidente da Piauí Prev destacou que a reforma da previdência executada no Piauí trará resultados positivos a médio e longo prazo. “Uma reforma absolutamente necessária, que vai trazer grandes efeitos para daqui a cinco, dez, quinze anos. Vencemos a etapa de discussão e aprovação no ano passado. A partir de agora é a implementação e trabalhar para esclarecer os servidores sobre as alterações que foram feitas”, disse Ricardo Pontes.

Publicidade

Fonte: Cidadeverde.com

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS