Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Piauí tem menor abstenção no Enem pelo segundo ano consecutivo

Publicado

em

O Piauí foi, novamente, o estado com menor índice de candidatos que faltaram à prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, que aconteceu no último domingo (12/11). Enquanto no Brasil o índice de abstenção foi 32%, apenas 26,2% de estudantes piauienses não compareceram ao exame, repetindo a mesma presença de 2016.

Para possibilitar o acesso dos alunos mais carentes ao dia de prova, em dois dias de aplicação, o governo do Piauí disponibilizou passe livre para estudantes da rede estadual de ensino na capital. No interior, a parceria com as empresas de transporte escolar também garantiu a ida dos estudantes até as cidades onde iria ocorrer o exame.

10 MIL ESTUDANTES BENEFICIADOS

O programa Passe Livre, uma das ações do Pré-Enem Seduc, garantiu transporte para mais de 10 mil estudantes de Teresina. “Fizemos um grande esforço para que os alunos do interior também tivessem transporte garantido nos dois dias de prova. Sobre isso, quero agradecer às empresas de transporte escolar que atuam no interior, que trabalharam nos dois domingos para garantir a presença dos alunos das cidades onde não haveria aplicação de provas até as cidades onde aconteceu as provas do Enem”, frisou Rejane Dias, secretária de Educação (Seduc).

Programa Passe Livre oportunizou transporte para alunos da rede estadual (Foto: Divulgação)

Publicidade

“Durante todo ano trabalhamos para preparar nossos alunos para o Enem. Fizemos revisões com os melhores professores na capital, no interior. Realizamos aulas pelo Canal Educação. Eles tinham acesso a vídeos, correção online da redação pelo aplicativo Pré-Enem. Mas esse esforço todo teria sido perdido se a gente não garantisse que nosso aluno chegasse ao local de prova”, enfatizou a secretária.

MAIS NÚMEROS

O Piauí teve 149.154 inscritos no Enem. No primeiro dia de prova, a taxa de ausentes também foi a menor do Brasil com apenas 25,30%.

O balanço final do Enem 2017 registrou 4.574.895 candidatos presentes na prova de domingo, o que corresponde a 68% dos inscritos. No primeiro dia de exame, em 05 de novembro, o total de presentes foi de 4.724.519, totalizando 70,2% de presença.

Ao todo, foram feitos 58.576 atendimentos especiais. O número de eliminados nos dois domingos foi de 842 participantes, inferior a outras edições. Foram registradas apenas 158 ocorrências nos dois dias de aplicação, sendo 45 neste domingo e 113 no domingo passado.

Publicidade

VEJA OS NÚMEROS DE ABSTENÇÃO POR ESTADO

REAPLICAÇÃO

Pelo menos 3.581 pessoas farão a reaplicação do Enem, nos dias 12 e 13 de dezembro, quando as provas também serão aplicadas para as pessoas privadas de liberdade. O grau de dificuldade da prova é equivalente. São 3.570 casos de participantes afetados pela interrupção de energia em seus locais de prova no último domingo, 5, em Teresina, Olinda (PE) e Uruaçu (GO).

Houve outros 11 casos de decisões judiciais para aplicação em classe hospitalar, e decisões da Comissão de Demandas do Inep para atender participantes que tiveram problemas com identificação ou por não terem solicitado os recursos que necessitavam para fazer a prova.

MUDANÇAS

Publicidade

Entre as novidades na edição deste ano, esteve a divisão da prova em dois domingos, ponto reforçado por Mendonça Filho durante a entrevista coletiva. “Pode-se dizer claramente viável essa aplicação. É um legado que fica para além de 2017, com uma grande adesão e simpatia por parte dos estudantes. Algo que se traduz em mais tranquilidade e menos pressão para os estudantes”.

Fonte: Oito Meia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS