Piauí terá plataforma tecnológica de Cadastro Social Integrado
Publicado por: Josely Carvalho | Data: 15/03/18

Piauí terá plataforma tecnológica de Cadastro Social Integrado

Uma plataforma tecnológica criará um Cadastro Social Integrado no Piauí. A ferramenta será lançada nesta quinta-feira (15) pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania chamada de “Sasc Integração” durante o Encontro de Gestores Municipais, marcado para iniciar a partir das 11h, no Cardinalle Buffet.

De acordo com o gerente do Projeto Sasc Integração, Tiago Monteiro, o software busca uma melhor gestão das políticas públicas para que os recursos sejam aplicados corretamente e de maneira eficaz.

“Os municípios terão que cumprir as regras para cumprir as políticas públicas como a questão da atualização do Bolsa Família. Por exemplo, pessoa vai chegar em um CRAS para atendimento, atualizar os dados do Bolsa Família, com base no Cadastro Único do Governo Federal, e ficará registrado no sistema que a pessoa recebeu esse atendimento”, conta o gerente.

Tiago Monteiro explica que “o sistema será usado também para prestação de contas para o Governo Federal” com relação aos recursos recebidos para serem aplicados em determinado município.

Com isso, o gerente explicou que é possível aumentar os recursos a serem recebidos diante da melhoria na prestação do serviço público. “Muitas vezes, um município recebe determinado dinheiro com base na quantidade de atendimento realizado. Esse software ajudará a gerir as políticas públicas”, ressaltou o gerente.

A integração permite o prontuário eletrônico de cada família cadastrada e o monitoramento das políticas públicas nos níveis federal, estadual e municipal.

Cofinanciamento

Durante o Encontro de Gestores Municipais também haverá o lançamento do Cofinanciamento Estadual de Assistência Social e contará com a presença do governador Wellington Dias (PT) e de representantes dos Governos do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Pernambuco e São Paulo; além de prefeitos e secretários municipais.

Neste ano serão cofinanciados o Serviço de Proteção e Atendimento a Família e Indivíduos (PAIF), o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos (PAEFI), e os Serviços Regionalizados de Proteção Social Especial, de média e alta complexidade. Haverá a assinatura do termo de aceite entre os gestores municipais.

Para o secretário Zé Santana, o projeto é inovador e a presença dos representantes de outros estados é uma possibilidade de aplicação em suas regiões. “O Sasc Integração colocará o nosso Estado em outro patamar no quesito organização, acessibilidade, capacitação e planejamento. Um projeto que irá beneficiar toda a população e a equipe da SASC”, disse.

Confira a programação completa:

Dia: 15 de março

10:00h – Credenciamento

 –  Coffee Break

10:30h- Apresentação Cultural da “Banda 13 de maio” formada por adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município de Elesbão Veloso.

11:00h – Abertura Oficial

11:30h – O Lançamento do Cofinanciamento Estadual da Política de Assistência e do Projeto SASC-Integração

13:00h – Almoço

14:30h – Apresentação do Projeto SASC Integração

15:30h – Os critérios de cofinanciamento da Política de Assistência Social no Piauí: Proteção Básica e Especial Média e Alta Complexidade e Benefícios Eventuais

16:00h – Debate

17:00h – Encerramento

Dia: 16 de março

08:30h –  Apresentação: Fluxos e Procedimentos necessários a transferências de recursos financeiros fundo a fundo

09:30h – Debate

10:00h – Coffee Break

Fonte: Cidade Verde

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

Jaicós

JAICÓS | População sofre e reclama da falta de água; Agespisa fala sobre solução. Veja!

A população da histórica e centenária cidade de Jaicós volta a sofrer com a falta de água. Segundo relatos da população, em alguns bairros, há quase uma semana não tem

NOTÍCIA DESTAQUE 0 Comments

MASSAPÊ | Região de Caraíbas é contemplada com estação de tratamento de água, casas populares e estrada. Veja!

Pelo menos três importante obras estão pleno andamento nas comunidades rurais situadas no entorno da região do povoado Caraíbas, no município de Massapê do Piauí, onde a Prefeitura Municipal tem

NOTÍCIA DESTAQUE

TCE-PI bloqueia contas de 8 prefeituras e 18 Câmaras Municipais

O Plenário do Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI) aprovou, por unanimidade, nesta quinta-feira (7), o bloqueio das contas bancárias de oito prefeituras e 18 câmaras municipais. Também foram bloqueados