Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Piauí teve em 2019 o maior número de focos de incêndio dos últimos cinco anos entre janeiro e maio

Publicado

em

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE), somente entre janeiro e maio deste ano foram registrados 382 focos de incêndio no Piauí em terrenos baldios. O número é o maior dos últimos cinco anos, em relação ao mesmo período dos anos anteriores. Esse número representa um aumento de 14% em relação ao mesmo período do ano passado. É uma média de 2 focos de incêndio por dia.

Moradores do conjunto Vale do Gavião, na Zona Leste de Teresina, contam que sofrem com os focos de incêndio no canteiro central do bairro. Ivonete de Negreiros, dona de casa, mora próximo ao canteiro e relata os problemas com as queimadas.

“Eu mesma tenho problema de saúde. De longe eu sinto o cheiro e já me incomoda. Eu fico rouca, fora crianças e idosos que muitas vezes são os mais prejudicados”, disse.

A dona de um salão de beleza, Regina Ferreira, diz que seu negócio também sofre com os impactos dos focos de incêndio.

“De vez em quando acontece a queimada aqui na frente dos moradores mesmo e aí a gente pede para não queimar, porque prejudica a gente e no salão a pessoa sai com o cabelo com mau cheiro”, contou.

Publicidade
Piauí já registrou 382 focos de incêndio em terrenos e vegetação — Foto: Reprodução/TV Clube

Piauí já registrou 382 focos de incêndio em terrenos e vegetação — Foto: Reprodução/TV Clube

O líder comunitário do bairro, Antônio Marcos Santos, diz que além de chamar atenção do poder público, precisa alertar a população que é responsável pela maioria das queimadas na região.

“O poder público entra com 50% mas a população vai ter que entrar com os outros 50% na conscientização de não atear fogo nos quintais, nesse canteiro central, ou seja, em lugar nenhum, porque se tocar fogo promove fumaça e o índice de problemas respiratórios está grande principalmente nesse período quente e de calor aqui em Teresina”, disse.

Orientações

Quando o fogo está tomando conta da vegetação, o ideal é ligar para os bombeiros pelo número 193 para não colocar casas e pessoas em risco. Já se um vizinho sempre coloca fogo no lixo ou em vegetação, uma denúncia para a Polícia Ambiental pode ser feita.

“A pessoa tem que procurar a Delegacia do Meio Ambiente, fazer um boletim de ocorrência para que seja instalado um procedimento criminal contra esse vizinho que está incomodando. É fato que nesta época da seca a população ainda tem o costume de juntar o lixo e atear fogo. Lembrando que não pode fazer isso, tem que separar, colocar na sacolinha e o caminhão de lixo vai levar”, informou a delegada de meio ambiente, Edenilza Viana.

Edenilza também alerta para os perigos das queimadas e os cuidados que se deve ter porque, além de prejudicar o meio ambiente, prejudica a saúde das pessoas.

Publicidade

“Nós temos que acabar com essa cultura aqui de queimadas. Uma simples queimada pode ter proporções maiores e causar um incêndio. Uma bagana de cigarro jogada em um local seco vai se estender e em alguns casos é difícil provar autoria, então é importante essa parte educacional para que a população entenda que essa conduta, além de malefício à saúde pode provocar outros danos tanto à propriedade alheia como à própria vida das pessoas”, explicou.

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS