Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Piauiense Marcus Vinicius é cotado para assumir vaga deixada por Teori Zavascki; veja lista dos nomes cotados

Publicado

em

O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinicius Furtado Coêlho é um dos nomes cotados para suceder o ministro do  Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki.

O relator da Lava Jato no Supremo, Teori Zavascki morreu na tarde de ontem (19), aos 68 anos, após a queda de um avião em Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro.

Não é a primeira vez que Marcus Vinicius é citado para ocupar vaga no STF. Em 2015, o piauiense chegou a ser cogitado, mas a presidente Dilma Rousseff nomeou o ministro Luiz Edson Fachin.

Além de Marcus  Vinicius, nomes cotados são do juiz  Sérgio Moro, da operação Lava Jato, além dos juristas Clémerson Clève, Mauro Campbell, Heleno Torres, Herman Benjamin, Nancy Andrighi, Laurita Vaz e Humberto Martins.

Em Brasília, em respeito à memória de Teori Zavascki pouco se discute publicamente a respeito dos nomes de seu possível sucessor. O presidente Michel Temer nomeará o novo ministro.

Publicidade

Os ministros do Superior Tribunal de Justiça Benedito Gonçalves, Luís Felipe Salomão e Mauro Campbell são sempre citados como possíveis ministros do STF.

O jurista Herman Benjamin, do STJ, aparece na lista dos possíveis nomes. Apontado como um dos juristas mais qualificados do país, ele redigiu várias leis (por exemplo, o Código do Consumidor), foi promotor e procurador de justiça, ou seja, tem um perfil bem próximo do ministro Teori Zavascki.

A escolha

Com a morte do ministro Teori Zavascki, o futuro da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF) ficará inicialmente nas mãos da presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, que é a responsável pelas decisões urgentes no período de recesso do Judiciário, que vai até 1.º de fevereiro.

Para acalmar as pressões para o preenchimento da vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF), o Palácio do Planalto fez questão de divulgar, tão logo foi confirmada a morte do ministro Teori Zavaski, que o presidente Michel Temer será rápido na escolha do novo magistrado da mais alta corte do país.

Publicidade

Cidade Verde

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS