Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

PICOS | Alunos da UFPI promovem atividades com crianças do Pelotão Mirim da AABB

Publicado

em

Alunos dos cursos de medicina e enfermagem da Universidade Federal do Piauí realizaram, durante a manhã deste sábado (30), uma série de atividades junto ao Pelotão Mirim do Morro da AABB, promovendo aulas teóricas e dinâmicas.

O projeto desenvolvido pelos estudantes universitários tem como um dos coordenadores o professor de medicina e enfermagem, Antônio Ferreira. Segundo ele, vários locais já receberam a visita dos alunos e a promoção da prevenção em saúde.

“A gente tem um projeto de extensão sobre educação e promoção em saúde à família aqui em Picos. Nós sempre vamos em diversos locais, como UBS’s, escolas, e até mesmo na UFPI, fazendo intervenções sobre doenças, principalmente as que estão em foco no município, e que abranja a todas as faixas etárias, gêneros e raças. Hoje viemos falar sobre algumas doenças infecciosas que são bastante presentes aqui em Picos, como dengue, calazar e algumas verminoses. E especialmente falar para as crianças que são o futuro de nossa nação. A gente começa a trabalhar na base para que assim eles cheguem em casa e passem para seus pais, amiguinhos e assim a gente multiplica essa ação de compartilhar conhecimento. E escolher o Pelotão Mirim como nosso último local de intervenção é uma forma de expressar o carinho que tenho por esse projeto social e que necessita de todo amparo possível de nossa parte”, explicou ele.

A aluna do quinto período de medicina na UFPI, Ianddrah Alexandre, viu a atividade como uma estratégia para contribuir com a interação social entre as crianças e as coisas que acontecem no mundo, com elas próprias.

“Eu não conhecia o projeto Pelotão Mirim e conheci através do professor Antônio. Achei muito interessante porque varia a escala de idade das crianças, tendo das mais novas às mais velhas, e eles são bem comportados, participativos e acredito que eles tenham conseguido absorver o material que a gente trouxe. Ao invés de ficarem ociosos em casa, em um sábado pela manhã, ter ações que consigam fazer com que interajam socialmente, muda até a maneira como eles encaram o dia a dia e suas dificuldades”, disse.

Publicidade

A aluna do Pelotão Mirim, Beatriz Santos, 13 anos, afirmou ter gostado das atividades desenvolvidas, principalmente por ter aprendido de que forma se contraem algumas doenças.

“Achei muito legal nossa atividade hoje. Eles conseguiram colocar em nossas cabeças algumas coisas que não podemos fazer quanto à alimentação e a andar de pés descalços, pois podemos ter várias doenças. Foi muito bom esse momento em que eles explicaram o assunto e as brincadeiras que fizeram com a gente”, declarou.

O presidente da Fundação Pelotão Mirim em Picos, George Sanches, 2º Tenente da Polícia Militar do Piauí, relatou que a parceria com alunos da UFPI já existe há algum tempo e que sempre há uma boa aceitação por parte das crianças do projeto.

“A UFPI já é nossa parceira de muito tempo e nos contatou, através do professor Antônio, para trazer um grupo de estagiários a fim de ministrarem temas voltados para a área da saúde. Eles vieram e expuseram tudo de forma bem dinâmica, promovendo até gincana. E é nítido no olhar das crianças de que tiveram uma boa aceitação, o que é muito bom para nós, pois agregou muito, principalmente na questão da interação e conhecimento que trouxeram”, afirmou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS