Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

JB Cursos realiza Jornada Interdisciplinar em Picos com grande participação; veja imagens

Publicado

em

A empresa JB Cursos e Capacitações realizou nos dias 14 e 15 de maio, em Picos, a I Jornada Interdisciplinar Pedagógica, que teve como tema central “Diversidades de saberes e desafios da sociedade atual”. O evento aconteceu no Centro de Treinamento Diocesano de Picos (CTD), e contou com a participação de centenas de acadêmicos vindos de Picos, Sussuapara, Alagoinha, Fronteiras, São José, Inhuma, Monsenhor Hipólito, Jaicós, Massapê e outros municípios da região.

O evento reuniu autoconhecimento e entretenimento por meio de palestras, músicas, dança e apresentação teatral, e teve por objetivo, promover a interação e novos conhecimentos aos participantes diante das constantes transformações do mundo moderno.

Confira todas as fotos do evento!

A presidente da JB Cursos e Capacitações, Joana Barbosa, destacou que base de uma formação se constrói pela busca constante do conhecimento, tendo em vista as constantes mudanças na sociedade como um todo. “Este é um momento de preparação para os desafios que a sociedade nos impõe, onde é necessário debater as diversidades de saberes e os desafios da sociedade atual, portanto, o nosso desejo é  que a jornada seja produtiva e que nela possamos contribui para o  enriquecimento educacional  de cada participante, promovendo um espaço democrático de debates e de saberes, que busca  melhorar a vida acadêmica através do conhecimento” ressaltou.

DSC_4594

Joana ainda agradeceu ao toda equipe que ajudou a promover o evento e aos acadêmicos e professores participantes que fazem  do evento um grande sucesso, “O auditório está lotado, isso mostra nosso compromisso e nossa credibilidade em proporcionar por mais uma vez um  evento rico em  autoconhecimento”, disse.

Publicidade

DSC_4182

Para a psicopedagoga, Maria Lurdes, que ministrou a palestra com tema ‘Saberes necessários ao profissional’, o grande desafio na sociedade contemporânea é construir é um novo perfil profissional, que é necessário em um mundo de ponta onde se transforma a cada momento, onde é preciso buscar através de formações, subsídios para que faça com que o profissional cresça e esteja realmente preparado para o mundo de trabalho. “A cada dia há uma exigência desse profissional qualificado, onde ele saiba saber ser e saber fazer, e em se tratando do campo educacional o mais desafiador é formar um cidadão preparado para interagir hoje, no mundo tão complexo e  tão diversificado”, disse.

DSC_4213

A pedagoga Ana Patrícia Sousa ministrou a palestra “Espaços escolares na aprendizagem delivery. O problema da interpretação”. Segundo ela é importante o conhecimento concreto no mundo virtual em que vive a sociedade.  “Vivemos em mundo cheio de informações rápidas, é preciso colher essa informação e  ter a sabedoria de transformar essas informações em conhecimento, e  é o que mais agente busca enquanto educador e aluno”, ressaltou.

DSC_4238

A mestra em educação, Adnaide Rufino, ministrou a palestra “Gestão em rede: da individualidade ao coletivo’. Para ela, é  preciso tratar os tipos de gestão, abordar as características da história e tratar sobre tudo da  nova ênfase que é a gestão do conhecimento, que é uma  abordagem nova.

“A gestão do conhecimento que é uma área da educação que fala da importância do ser humano de ter um a formação não  só na sua área, mas nas diversas áreas, seja quem trabalha nas  empresas ou quem trabalha na educação, ou seja,  a importância de você ter um conhecimento  globalizado,  proporcionado ao acadêmico  estar interligado em varias áreas,  não focar   o estudo só na área que ele está se propondo mais de ter uma formação geral e ter interesse de estar sempre se capacitando em outras áreas, lhe propondo uma visão ampla que é importante para formação do profissional”, disse.

DSC_4281

O graduado em ciências da religião, Vitor Leal,   ministrou a palestra ‘Os desafios do Ecumenismo no século XXI”. Segundo ele, a sociedade vive um  momento de crise em todas  as instâncias e instituições, inclusive, a  religião, e é  preciso refletir  que  o Ecumenismo é a  abertura para que possa resgatar a identidade do cristianismo como também, a identidade de todas a crenças querendo e tendo como objetivo principal, a busca da unidade em torno do que cada um  acredita, quer seja cristão, budista, muçulmano, judeu ou afro-descentes indígenas.

Publicidade

DSC_4351

A Psicóloga clínica, Layse Soares, falou sobre o tema, “Teoria das múltiplas inteligências na busca de uma aprendizagem de sucesso”. “Trabalhamos as diversas inteligências para acabar com essa ideia, essa padronização que existe em torno da aprendizagem, de quantificar ou de segregar o aluno inteligente, do aluno não inteligente, uma nova teoria traz a ideia de  que as inteligências  são múltiplas. Então, eu posso não ter uma competência específica em uma determinada área, mas tenho em outra. Portanto, é preciso avaliar qual é a habilidade específica  de identificação de cada um para construir um processo de aprendizagem individualizada e  especifica para aquele aluno”, destacou.

DSC_4405

O palestrante Luiz Romero falou sobre “Literatura infantil e comunicação”, destacando que  existe a necessidade de  comunicar as relações entre o professor, a pedagogia, a escola, a sociedade os pais e  a criança,  e que  a criança é o foco que  mais  interessa na pedagógica, porque  no princípio, no começo, precisar ter uma base muito segura.

DSC_4551

O palestrante Kássio Gomes, abordou o tema “Os desafios de uma nova gestão de sala de aula”, onde repassou a  ideia de uma pedagogia feita com afeto, carinho, mais humanizada. “A sala de aula que é um grande espaço de liberdade e de convivência  e deve ser  transformado num espaço de grandes afetos e principalmente de troca de experiência e conhecimento. Estar aqui, conversando com as pessoas que lidam com a sala de aula, não é estar  ensinando,  e sim, trocando experiência e para aprendendo. Chegar a um educador comum, que é a educação mais humanizada, mais digna, uma educação mais simples, e ao mesmo tempo, rica, pois creio que o mundo que investe na educação cria possibilidade para que possamos  chegar a esse ponto de convivência. Nessa luta entre alunos e professores,  trilharmos  um caminho de grande sucesso. Uma escola ideal é aquela que o compromisso de quem ensina é o desejo de quem aprende, e uma grande escola precisa de grandes conhecedores  e o que nos vimos hoje, aqui, foram pessoas sedentos de conhecimento capazes de transformar a educação”, afirmou.

DSC_4583

O pedagogo Wedson Bezerra ministrou abordando o tema “‘Construindo uma carreira de sucesso”, onde destacou que  cada pessoa é responsável pelo seu sucesso e fracasso.  “É preciso chamar os alunos para suas responsabilidade, cada um é responsável pelo seu desempenho profissional,  porque muitas vezes agente terceiriza a responsabilidade, coloca sempre no outro ao passo que cada um de  nós deve ser responsável por aquilo que constrói no dia a dia. Então, a medida que cada um tiver essa consciência, teremos melhores alunos e consequentemente um melhor curso, uma melhor formação e o sucesso será   com consequência”, disse.

DSC_4552

O professor Francisco Raoni apresentou a peça teatral Tia Pofíria, que por meio de um palestra voltada a classe de professores. Dotado de um grande talento, Raoni divertiu e emocionou o público presente.

Publicidade

Ao término do evento foi entregue o certificado de 60 horas e sorteado diversos brindes para os participantes.

DSC_4546

O evento contou com participação da presidente da JB Cursos e Capacitações, Joana Barbosa, coordenadora da cidade da cidade de Massapê do Piauí, professora, Joelma Araújo, coordenadora do polo de Caridade do Piauí, professora avanilda Alves, coordenadora do polo de Sussuapara, professora Edite Maira, professora de Monsenhor Hipólito, Lizie Luz, a professora, Raquel Bezerra, a cerimonialista, Claudia Luz, dos professores de Picos, Raimunda Casimiro, Karlia Barros, Laís Raquel, Maria de Fátima, Cleriane Pinheiro, entre outros Além do apoio, da Faculdade São Judas Tadeu, e Elo Jóias.

DSC_4161

DSC_4171

DSC_4166

DSC_4206

DSC_4227

DSC_4222

DSC_4530

DSC_4599

DSC_4534

DSC_4469

DSC_4467

DSC_4430

DSC_4457

DSC_4521

DSC_4414

DSC_4391

DSC_4314

DSC_4289

DSC_4612

DSC_4529

DSC_4522

DSC_4309

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS