Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Picos registra aumento de contaminação do vírus da AIDS em 2017

Publicado

em

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Picos, que atende a pacientes de toda a região, realizou durante o ano passado 14.432 testes, que dão o diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis.

Segundo a coordenadora do órgão, Ozeany Vieira, o ano foi bastante produtivo apesar do aumento significativo no diagnóstico de doenças.

“Trabalhamos bastante a parte educativa e preventiva, demostramos a importância do uso dos preservativos e de estar vindo realizar os testes. O aumento demonstra que a população tem procurado o CTA para realizar esses exames”, disse Ozeany.

O Centro realiza exames para o diagnóstico de quatro tipos de doenças, sendo elas HIV, sífilis e Hepatites B e C.

Em 2017 foram diagnosticados 25 casos de HIV, sendo 13 de pessoas que residem em Picos. O número mostra um aumento no diagnostico da doença no município, pois no ano anterior o Centro diagnosticou 23 casos, sendo apenas seis do município.

Publicidade

Durante o ano passado, também foram diagnosticados 126 casos de sífilis, 02 de Hepatite B e 01 de Hepatite C.

“Atualmente nós acompanhamos 254 pacientes com HIV. Temos 100% de adesão ao tratamento, eles vêm todos os meses pegar o seu medicamento, e fazem os exames necessários, são muito assíduos. Em torno de 40% dos pacientes são de Picos”, relatou a coordenadora.

Fonte: Picos 40 Graus | (Foto: Jesika Mayara)

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS