População de Jacobina sofre com a falta de água; prefeito GD busca soluções e ameaça não renovar concessão com a Agespisa
Publicado por: Josely Carvalho | Data: 30/11/17

População de Jacobina sofre com a falta de água; prefeito GD busca soluções e ameaça não renovar concessão com a Agespisa

Mais uma vez, a cidade de Jacobina do Piauí tem enfrentado uma situação crítica com relação ao abastecimento de água. Há vários dias, a população vem sendo afetada pela falta de água nas residências. O problema, que vem se repetindo a cada ano, afeta principalmente os bairros Centro e Alto São Pedro.

Com o intuito de conseguir uma solução para o problema que tem causado transtornos à população do município, que é abastecido através do sistema adutor da barragem Poço de Marruá, localizada na cidade de Patos do Piauí, o prefeito municipal Gederlânio Rodrigues de Oliveira, o GD, tem empenhado esforços em busca de uma resolução para a situação junto à Agespisa.

Nesta quarta-feira (29) o gestor esteve na sede da Agespisa, onde conversou com o diretor José Maria e o superintende do órgão Raimundo Nonato, cobrando mais uma vez uma solução para o problema que afeta a cidade. Durante a reunião, Gederlânio disse também que se não forem tomadas providências por parte da empresa, a prefeitura não renovará a concessão do serviço de abastecimento de água na cidade.

“Estive na Agespisa novamente para falar diretamente com o presidente, mas o mesmo estava ausente. Pretendo voltar novamente na sexta-feira em busca de solucionar o nosso problema. Conversei com o diretor e o superintendente e diante de todo esse problema informei que caso não haja soluções, não será renovada a concessão com a Agespisa e tomaremos a atitude de procurar as formas legais de realizar a gestão do serviço” disse.

O prefeito Gederlânio Rodrigues, esteve reunido com o presidente da Agespisa, Emanuel do Bonfim Veloso, também no mês de julho, buscando antecipar uma solução para o problema, que costuma acontecer ao final de cada ano. “Já havia me reunido com o presidente para que a gente antecedesse esse problema que todo ano acontece. Estive com ele em julho pedindo que fossem tomadas providências. Solicitei 3 mil metros de cano para que a prefeitura pudesse fazer a ampliação de rede onde fosse necessário, mas nada foi feito porque não recebemos esse material” ressaltou ele.

GD disse ainda que, diante da realidade enfrentada pela população, a prefeitura municipal tem disponibilizado abastecimento através de carros pipa, mas que não é possível responder à demanda. “Com essa falta de água a prefeitura está ajudando a abastecer a cidade através de carros pipa, mas é muito difícil conseguirmos atender à demanda, pois não temos como fornecer a água para a toda cidade” finalizou.

A cidade é afetada pelo problema desde 2015, ano em que os moradores chegaram a ficar  3 meses sem água. Em 2016 foram cerca de 60 dias e  desta vez, já são 10 dias com às torneiras das residências vazias.

Notícia relacionada: Em Teresina, prefeito GD solicita ampliação da rede de abastecimento de água em Jacobina

sobre o autor

Josely Carvalho
Josely Carvalho 12307 posts

Jornalista e Relações Públicas, formada pela Universidade Estadual do Piauí.

POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

“Estamos assistindo um extermínio de mulheres”, alerta promotora Amparo Paz

Teresina acordou neste domingo (29) com mais um caso de feminicídio. O crime foi praticado contra Vanessa Carvalho, quando ela e uma amiga – Anuxa Alencar – saiam de um casamento

NOTÍCIA DESTAQUE

Família procura por radialista desaparecido em Paulistana

O radialista Evangivaldo Silva, saiu de casa para o trabalho na manhã desta sexta-feira (18) e não retornou. Aflitos, os familiares divulgaram informações nas redes sociais para tentar encontrar Evangivaldo.

NOTÍCIA DESTAQUE

Cerca de 600 mil pessoas estão sem acesso a delegado no Piauí, diz sindicato

Desde esta terça-feira (11) mais de 600 mil pessoas não tem acesso a delegado no Piauí. O dado é do Sindicato dos Policiais Civis do Piauí (Sindepol) e refere-se aos