Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Prefeito de Dirceu Arcoverde decreta lockdown por 11 dias no município

Publicado

em

A prefeitura do município de Dirceu Arcoverde, a 570 Km ao Sul de Teresina, decretou lockdown nesta quarta-feira (27)

O decreto suspende “o atendimento presencial ao público em estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços em funcionamento neste Município”.  A medida vale a partir desta sexta-feira (28) e vai até o dia 07 de Junho de 2020. (Clique aqui e acesse o decreto municipal)

A cidade possui 23 casos confirmados em dez dias e, até o momento, nenhum óbito. Todos os cinco policiais militares do Grupamento da Polícia Militar (GPM)  da cidade testaram positivo para o novo coronavírus. Os PMs fizeram  teste  rápido por meio da secretaria municipal de Saúde após um cabo do grupamento apresentar sintomas da Covid-19, como tosse, e testar positivo para a doença.

“Nos deparamos com um aumento considerável de casos confirmados para Covid-19. Até o dia 18 de maio, a gente não tinha confirmado nenhum caso. Após o primeiro caso, elaboramos novas estratégias para fazer um rastreamento. Montamos um grupo de equipe da saúde específico. Nesta semana realizamos um levantamento de pessoas com síndromes gripais e chegamos a mais casos confirmados. Todos estão bem, a maioria assintomática. Temos uma idosa que foi o primeiro caso e está em casa se recuperando e outra internada na UPA de São Raimundo Nonato”, explica a enfermeira Jeide Galvão, coordenadora de Atenção Básica no município.

O lockdown veda “a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias e praças públicas”. Estão liberados apenas deslocamentos “por força de trabalho” para servidores da saúde e trabalhadores de entrega delivery.

Publicidade

O transporte intermunicipal de passageiros também está proibido durante o período do decreto. Apenas circulação intermunicipal de transporte de mercadorias está permitida.

Moradores do município que se ausentarem deverão apresentar comprovante de residência no retorno à cidade, quando solicitado.

A suspensão pelo lockdown decretado vale para estabelecimentos como:

  • Farmácias
  • Supermercados, mercados, feiras, açougue, peixaria, quitandas e outros.
  • Distribuição de gás
  • Padarias
  • Posto de combustível
  • Bares e restaurantes
  • Oficinas mecânicas e borracharias
  • Bancos e lotéricas

A realização de atividades físicas nas vias públicas também está proibida.

Para quem descumprir o decreto, a prefeitura prevê “multas e a adoção de medidas administrativas punitivas inclusive a abertura de processo administrativo para cassação do alvará de funcionamento do estabelecimento”.

Informações apuradas pelo Cidadeverde.com apontam que o prefeito está em negociação para suspender também os trabalhos em um canteiro de obras para a construção de linhas de transmissão elétrica, que funciona na cidade.

Publicidade

“A gente faz limite com a Bahia e há um entre e sai muito grande de pessoas vindos de lá e também do Piauí. Isso contribuiu muito para que houvesse esse aumento significativo de casos no município”,  reitera a enfermeira.

A reportagem buscou a Associação Piauiense de Municípios (APPM) que informou ainda não ter um levantamento de quantos municípios do estado decretaram lockdown. Um deles foi a cidade de Riacho Frio, no extremo Sul do Piauí.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS