Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Prefeito de Parnaíba não respeita distanciamento, vai a lojas e diz: ‘parabéns por estar trabalhando’

Publicado

em

O prefeito de Parnaíba, cidade no litoral do Piauí, Mão Santa (Democratas), visitou nesta quarta-feira (17) comerciantes que trabalhavam nos estabelecimentos na região central do município. A ida ao calçadão comercial gerou aglomeração.

Mão Santa caminhou pelas ruas do calçadão do comércio popular e falou, em direção a uma das lojas: “parabéns por estar trabalhando”. A visita foi gravada por populares e as imagens encaminhadas à redação do G1.

A superintendente de Comunicação da Prefeitura de Parnaíba afirmou ao G1 que o prefeito Mão Santa não autorizou a reabertura das lojas. O órgão também informou que o prefeito é contra o “isolamento sem fim”.

Em Parnaíba, são 1.478 casos confirmados de coronavírus. Na cidade, 33 pessoas morreram por causa da Covid-19, entre elas um bebê de 1 ano de idade.

O local onde o prefeito de Parnaíba visitou é um ponto comercial de lojas com a venda de eletrônicos, confecções, CDs e vários outros artigos. Esses estabelecimentos deveriam estar fechados por causa do decreto de isolamento do governo do estado, que autoriza o funcionamento apenas de serviços essenciais. A proibição de atividades econômicas vale até o dia 22 de junho.

Publicidade

Prefeito de Parnaíba visita comércio popular da cidade que deveria estar fechado — Foto: Reprodução/WhatsApp

Prefeito de Parnaíba visita lojas do centro que deveriam estar fechadas — Foto: Reprodução/WhatsApp
Prefeito de Parnaíba, Mão Santa — Foto: Reprodução/WhatsApp
Prefeito de Parnaíba, Mão Santa — Foto: Reprodução/WhatsApp

De máscara, Mão Santa passou em frente de lojas, não respeitou o distanciamento social na hora de conversar com as pessoas, tirou fotos e apertou nas mãos. Apoiadores acompanharam a visita do prefeito ao calçadão da Marechal Deodoro, no Centro da cidade.

Prefeito de Parnaíba visita lojas que deveriam estar fechadas — Foto: Reprodução/WhatsApp
Prefeito de Parnaíba visita lojas que deveriam estar fechadas — Foto: Reprodução/WhatsApp
Prefeito de Parnaíba visita lojas do centro da cidade que deveriam estar fechadas — Foto: Reprodução/WhatsApp
Prefeito de Parnaíba visita lojas do centro da cidade que deveriam estar fechadas — Foto: Reprodução/WhatsApp

A abertura do comércio de Parnaíba parou no Supremo Tribunal Federal (STF). Em abril, a prefeitura autorizou a volta das atividades econômicas com a adoção de medidas de higiene nas lojas. O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) suspendeu a decisão da administração municipal e estabeleceu multa diária de R$ 25 mil em caso de desobediência. A Vigilância Sanitária deveria fazer fiscalizações.

A ministra Rosa Weber manteve a suspensão do funcionamento comércio. Segundo ela, não houve justificativa plausível para o retorno à normalidade do funcionamento das atividades em Parnaíba.

No Piauí, o plano de flexibilização dividiu os setores da economia em três fases. Na primeira etapa, o estado autorizou empresas dos ramos da construção civil, saúde e automobilístico a realizarem protocolos para liberação das atividades. Devido ao aumento da taxa de transmissão do coronavírus, novas liberações foram suspensas.

Comerciantes de Parnaíba aguardam autorização para retomada das atividades

O Ministério Público do Piauí orientou a todos os prefeitos dos 224 municípios do estado a seguirem ao decreto de isolamento do governo do estado. O MP alertou para o risco dos gestores responderem por improbidade administrativa em caso descumprimento. De acordo com a APPM (Associação Piauiense dos Municípios), seis cidades já voltaram atrás da decisão de flexibilizar as atividades e cinco relaxaram regras de isolamento.

Publicidade

Fonte: G1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS