Connect with us

Bocaina

Prefeitura de Bocaina decreta luto de 03 dias e emite nota de pesar pela morte do ex-prefeito João de Deus; veja biografia

Publicado

em

Em virtude do falecimento do ex-prefeito de Bocaina, João de Deus Cipriano, ocorrido na tarde deste domingo, 13 de setembro, o prefeito Erivelto de Sá Barros emitiu nota de pesar e decretou luto oficial de três dias.

João de Deus Cipriano tinha 77 anos e deu entrada no Hospital Regional Justino Luz em Picos na manhã deste domingo quando passou mal em casa. De acordo com um familiar, ‘Joãzinho de Zé Anjo’ como era conhecido em vida, sentiu intensa falta de ar chegando a ficar totalmente com o pulmão esquerdo comprometido e metade do pulmão direito.

O HRJL, aguarda resultado do exame para confirmação ou não de Covid-19.

Veja nota de pesar

“Neste domingo, 13, recebi com muita tristeza a notícia do falecimento do Sr. João de Deus Cipriano, um amigo querido da nossa família e também um cidadão respeitado por todos, que dedicou parte de sua vida ao povo bocainense, buscando o crescimento do nosso município como vereador, residente da Câmara, vice-prefeito e prefeito.

Publicidade

Em nome de toda minha família, me solidarizo junto aos seus entes queridos e amigos, manifestando meu enorme pesar neste momento de tamanha dor e rogando a Deus que os conforte e ampare, ao passo em que declaro LUTO OFICIAL de três dias no município.

Sua presença fará falta para nós, meu amigo. Mas seu honrado legado ficará para sempre eternizado em Bocaina. Que Deus o receba em sua morada celestial. Descanse em paz, Joãozinho”.

Várias homenagens de solidariedade foram manifestadas através das redes sociais direcionadas aos familiares.

Biografia

Na política Joãozinho foi vereador, prefeito e vice-prefeito. Seu primeiro mandato como vereador foi em 1966. Assumiu a presidência da Câmara por três vezes e permaneceu na vereança até 1970.

Publicidade

Nas eleições de 1970 foi eleito prefeito de Bocaina, ao lado de João José de Barros como vice-prefeito até o ano de 1972. Durante seu mandato, construiu o centro social, reformou a cadeia pública, construiu escolas na comunidade Balceiro, comunidade Morrinhos, Lagoa Grande, Cajueiro. Entre as obras executadas em sua administração foram construídos barreiros em Malhada (Manoel Messias) e Varjota (Pé da Serra) e no Recanto do Cajueiro. Adquiriu trator e seus implementos agrícolas, bem como a recuperação das estradas. Iniciou também a pavimentação em calçamento na rua Santo Antônio.

Nas eleições de 1992, Joãozinho foi eleito vice-prefeito, ao lado do Dr. Jonnes Barros como prefeito de Bocaina. No ano de 2004 ficou na primeira suplência e assumiu o cargo de vereador por dez meses.

Empreendimentos e cargos públicos.

Foi também presidente na Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB. Em 1974, chefiou a carteira de manutenção de serviços da Agespisa cuja finalidade demandava todas as operações da região de Picos. No total de tempo de trabalho no órgão foram 42 anos de serviços prestados.

Em 1975 foi aclamado presidente da Cooperativa Agrícola de Sussuapara. Em 1976, João de Deus Cipriano assumiu outros cargos, sendo conselheiro do Movimento Brasileiro de Alfabetização-MOBRAL e a presidente por dois anos do Farol do Desenvolvimento do Banco do Nordeste, além de ser patrono e paraninfo do Ginásio escolar em Bocaina e presidente do Conselho Tutelar.

Publicidade

Em 1980 empreendeu com linha de ônibus Cristodeus junto com seu sogro, o ex-prefeito Cristóvão Marques. No início dos anos 90, foi comerciante em Bocaina com mercadorias em geral, a grosso e varejo, em frente ao mercado público. Logo mudando de ramo, fundou a Panificadora Vitória ao lado da praça Amâncio Epifânio, sendo a primeira na história do município.

Na música e poesia

Além de cargos em órgão públicos e privados, João de Deus Cipriano era um exímio sanfoneiro e poeta na região nos idos de 1960 quando tocou festas de casamentos e em outras ocasiões em diversas cidades e localidades da região.

João de Deus Cipriano ‘Joãozinho de Zé Anjo’ deixa esposa, dois filhos e quatro netos.

O corpo foi sepultado às 19h no Cemitério da comunidade Três Morrinhos, zona rural de São João da Canabrava.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS