Connect with us

Francisco Macêdo

Prefeitura de Francisco Macedo lança importante Programa de Coleta de Seletiva e sustentabilidade; veja fotos

Publicado

em

“A arte de reciclar- quando você muda, transforma o mundo”. É com essa temática que a Prefeitura Municipal de Francisco Macedo lançou oficialmente na noite desta quinta-feira, 17, o programa de Coleta Seletiva e Sustentabilidade Ambiental.

O evento de lançamento aconteceu na Creche Pro Infância Ananias Maria de Alencar e reuniu o prefeito, secretários da gestão, chefes de setores, servidores das diversas áreas, educadores, funcionários públicos e cerca de 40 moradores do bairro Campina.

O programa tem como objetivo fomentar medidas que preservem, protejam e recuperem o meio ambiente e pretende a caminhar em busca de avanços importantes no combate a problemas decorrentes do tratamento e destinação inadequados dos resíduos sólidos e ainda oferecer benefícios à população. Visando diminuir a geração de resíduos sólidos, por meio de práticas sustentáveis, e o reaproveitamento de materiais que têm valor econômico, como a reciclagem e a destinação adequada.

O programa é idealizado pelo prefeito do município de Francisco Macedo, Raimundo Nonato Alencar –PSB. Que participou do evento de lançamento. Em sua fala Nonato destacou que terá um longo caminho pela frente, devido ao programa mexer com os costumes das pessoas e mudar prática da destinação do lixo e isso certamente provoca reações. “A proposta é implantar a coleta seletiva aos poucos. Inicialmente a ideia é fazer a separação entre resíduos secos (alumínio, papel, plástico, vidro) e úmidos (lixo orgânico) e nos próximos sessenta dias, será feita uma operação de recolhimento dos tambores, limpeza de terrenos baldios, fiscalização e a criação de uma associação de catadores onde será destinado o lixo reciclado; o caminho que percorreremos é longo mas estamos prontos para implantar este ousado e importante programa que mudará o visual da cidade”, disse.

O secretário Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Sebastião Alencar, se empenha para a implantação do programa e frisou durante o lançamento que o município de Francisco Macedo precisa continuar avançando. “Os primeiros passos foram dados na execução do Plano Municipal que vai contemplar diversas ações, incluindo a intensificação da Educação Ambiental como forma de aperfeiçoamento da coleta seletiva. Certamente esta é uma luta nossa e vamos mobilizar por setores toda a população franciscomacedense nesta luta em defesa do meio ambiente e na geração de emprego e renda com a criação da Associação de Catadores de Lixo”, afirmou.

Publicidade

O programa é coordenado pelo renomado professor, radialista e ambientalista Edson Ribeiro, que tem vasta experiência com a implantação do programa de coleta seletiva em outros municípios. E será desenvolvido em curto, médio e longo.

“Se nós separarmos o seco do úmido, essa parte seca já vai ser um salto significativo para que possamos implantar, a partir daí, realmente uma coleta seletiva mais detalhada. Com a coleta seletiva, a população deve separar os restos de alimentos, cascas de ovos, ossos, sementes, e colocá-los em recipientes diferentes no local reservado para a coleta. Com isso, o caminhão coletor vai dar a procedência adequada, lançando no lixão apenas esse material que, por enquanto, não será reaproveitado pelo município” explica Edson.

Imposto Ecológico

O município ainda vai estabelecer uma data para o início da coleta seletiva. Até lá será votado na Câmara de Vereadores nesta sexta-feira, 18, o também chamado Imposto Ecológico – a criação desta lei tem como objetivo incentivar a promoção de medidas que preservem, protejam e recuperem o meio ambiente, ofertando em contrapartida benefício tributário ao contribuinte.

Consiste ainda na redução do IPTU, às pessoas físicas e jurídicas proprietárias de imóveis residenciais e comerciais que adotem medidas que estimulem a proteção, preservação e recuperação do meio ambiente, bem como a defesa e prevenção epidemiológica, poderão ter descontos de até 40% no IPTU para quem cumprir de maneira satisfatória os seguintes itens:

Publicidade

1 – 15% de desconto para quem separar corretamente o lixo; 2 – 15% de desconto para quem tiver a residência sem registro de foco do mosquito Aedes aegypti; 3 – 10% de desconto para quem utilizar um sistema de reaproveitamento da água da chuva.

Reuniões acontecem por setores

O Programa segue na próxima semana, na segunda-feira, 21, com a reunião dos moradores do centro I que acontece no auditório.

Na quarta-feira, 23, é a vez dos moradores do bairro centro II. Ainda na quinta-feira, 24 o projeto será apresentado a população do Bairro Novo e no dia 28 será a vez dos moradores das Margens da PI.

Toda população está sendo convidada pessoalmente em suas residências e informada da data, local e hora do encontro de seu setor.

Publicidade

Presenças

Além do prefeito Nonato Alencar e do palestrante Edson Ribeiro, estiveram presentes no lançamento do projeto; o secretário de Saúde, Cristóvão Alencar; o secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Sebastião Alencar; o secretário de Educação, Virgílio Alencar; o vereador Apolinário, a diretora da Pro Infância Izeíta Maria de Alencar; o chefe de gabinete, Alcidon Rodrigues, o técnico de controle interno Murilo Alencar e demais servidores da Administração Municipal.

Ainda no lançamento foram sorteadas dez camisas para o público presente.

Veja mais fotos do lançamento:

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS