Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Prefeitura de Padre Marcos promove audiência pública sobre prestação de contas do 1º semestre  e orçamento participativo 

Publicado

em

A Prefeitura  de Padre Marcos, promoveu na manhã  desta segunda-feira,  02, uma audiência pública sobre o orçamento participativo e a prestação de contas referente ao primeiro semestre do exercício financeiro de 2019.

O evento aconteceu na  Câmara Municipal e contou com a participação de  servidores públicos, vereadores,  secretários municipais  e a população em geral, que lotaram  o espaço.

A audiência foi conduzida pela assessora  contábil, Lana Portella, que inicialmente,  apresentou  os relatórios fiscais do município referente receitas e despesas de janeiro a junho do ano corrente, atendendo as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Lana destacou que o município de Padre Marcos,  tem cumprindo com suas obrigações e responsabilidades.  Ela afirmou ainda que a gestão cumpriu e ultrapassou   os limites constitucionais. E que apenas a Educação não atingiu o percentual de investimento, cujo mínimo é 25%, e o aplicado no primeiro semestre foi de 24%.

Lana informou, que o custo maior da Educação não é no início do ano, mas sim,  no segundo semestre, quando será  pago o décimo terceiro, por  isso,  o gestor faz uma economia para quando chegar o final do ano poder  honrar com seus compromissos.

Publicidade

Na ocasião,  a assessora contábil, fez a prestação de contas refente ao meses de janeiro a abril, da Secretaria de  Saúde, exigido em lei complementar, com relatórios do SIOP. Conforme o relatório apresentado,  o percentual mínimo  da Saúde é 15% e o município investiu 17,44%.

No segundo momento, Lana explicou  sobre o orçamento participativo.  “Orçamento participativo é quando a população se interessa em participar  da  elaboração do orçamento, que são receitas e despesas do município e o que sombra dessa conta de custeio para manter a máquina funcionando é o que pode  ser investido, então a população participa, opina,  sobre quais são as maiores dificuldades e necessidades do município  para que haja um investimento correto,” disse.

Veja fotos:

 

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS