Connect with us

DESTAQUES

Prefeitura de Picos realiza audiência pública para discutir elaboração da LOA 2020

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira (07), às 09h00, a Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Avaliação, realizou uma audiência pública, na Câmara de Vereadores, para debater a Lei Orçamentária Anual de 2020.

De acordo com Oneide Rocha, gestora da pasta, a audiência serve, acima de tudo, para dar voz à população. “Esse espaço da audiência é um espaço, acima de tudo, para escutar a população em geral que queira apresentar suas propostas e anseios, para que a administração municipal execute. A LOA é um espaço público para direcionar a atuação da Lei de Diretrizes Orçamentárias, que já foi feita e elaborada em março deste ano, ou seja, a gente vai propor como utilizar os recursos liberados na LDO aqui na LOA em 2020. Todas as propostas da população são sistematizadas e, de acordo com o que apresentem, elas são organizadas por secretarias. Aqui é, acima de tudo, um espaço de participação, de cidadania, onde está a administração municipal e sociedade”, explicou ela.

Oneide Rocha

Estiveram presentes alguns representantes de associação de moradores. Entre eles, Genivalda Ibiapina, presidente da Associação de Moradores do birro Belo Norte. Ela disse que a principal pauta de reivindicação da comunidade são as entradas que dão acesso ao bairro.

Genivalda Ibiapina

“As reivindicações que trazemos são as mesmas, principalmente das entradas do Belo Norte. Estamos com três entradas principais e com elas, praticamente, sem podermos entrar ou sair, pois o acesso está muito ruim. Já solicitamos as máquinas e estamos esperando. É preciso que sejam feitas as laterais, assim como o planeamento. É preciso que o asfalto seja refeito também, pois assim que foi feito, a Agespisa quebrou e deixou lá sem fazer nada. Graças a Deus já estamos com três ruas sendo calçadas, e com certeza virão mais dessas para nosso bairro”, disse.

O empresário Eurípedes Parreira, mais conhecido por Pepeu, lamentou a ausência em massa da população em um evento que, para ele, é de suma importância para o exercício da cidadania.

Publicidade

Eurípedes Parreira, o Pepeu

“A gente sabe da importância de audiências públicas como essa. Em março tivemos a criação da LDO e hoje estamos para propor orçamento. Esse é um momento especial, onde podemos ter a vivência da cidadania, com o cidadão opinando, falando de suas necessidades, ou seja, esse é um momento em que o cidadão está revestido de poder para chegar e falar ao poder executivo sobre suas sugestões, mas cá estamos, com a plenária quase que vazia. Uma cidade com quase 80 mil habitantes e aqui não temos 50 pessoas. Minha sugestão para hoje é que o poder executivo separe um orçamento para fazer uma campanha forte de mídia, utilizando as escolas, sindicatos, sociedades civis organizadas e universidades para convocar a população e falar da importância do cidadão estar aqui”, lamentou.

O objetivo central da LOA é alocar os recursos para que as ações sejam executadas, empenhadas e pagas, e a população se sinta contemplada em suas propostas durante o ano de 2020.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS